São Paulo, quarta-feira, 23 de fevereiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Governo russo vê ameaça de "guerra civil"

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Um órgão do governo russo divulgou ontem nota alertando para os riscos de uma guerra civil caso seja aprovada no Parlamento uma anistia aos líderes conservadores derrotados pelo presidente Boris Ieltin em outubro do ano passado. Segundo a agência "Efe", a votação do projeto será realizada hoje pelo Parlamento.
Proposta pelo Partido Liberal Democrático, do ultranacionalista Vladimir Jirinovski, a anistia também inclui empresários presos durante o regime comunista por ações agora consideradas legais. Ela conseguiu o apoio de diversas facções parlamentares. Na semana passada, faltaram 23 votos para a sua aprovação.
A nota de alerta foi preparada pelo Centro Analítico, órgão de assessoria da Presidência controlado pelos reformistas, grupo que está perdendo espaço no governo Ieltsin. O centro não consultou o presidente antes de divulgar a nota.
Os rebeldes que seriam beneficiados pela anistia, entre eles o ex-vice-presidente Alexander Rutskoi e o ex-presidente do Parlamento Ruslan Khasbulatov, lideraram a resistência ao golpe de Estado de Ieltsin em setembro e outubro do ano passado. Em 3 de outubro, lideraram seus partidários no ataque à sede de uma rede de televisão e à Prefeitura de Moscou.

Texto Anterior: Moscou veta ultimatos em outras áreas da Bósnia
Próximo Texto: Israel prepara retirada de Jericó e da faixa de Gaza, diz rádio estatal
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.