São Paulo, quinta-feira, 24 de fevereiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Manifestação reúne comunistas

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

No mesmo dia em que a Câmara russa aprovou anistia a lideres conservadores, cerca de 10 mil simpatizantes comunistas e integrantes de outros grupos de oposição protestaram ontem no centro de Moscou. Eles desafiaram a proibição do prefeito da cidade, Iuri Lujkov, e fizeram uma manifestação no Dia do Defensor da Pátria-Mãe, uma das comemorações mais importantes para o Exército.
"Longa vida à União Soviética", cantavam os manifestantes enquanto marchavam em direção ao Kremlin, apesar das tentativas da polícia de detê-los. Diversos manifestantes foram presos. No final, a polícia permitiu o protesto.
O líder comunista Gennadi Ziuganov, presente à manifestação, disse que "o atual governo está chegando ao fim". Outros participantes da manifestação chamaram a atual administração de "regime de ocupação".
Um representante da proscrita Frente de Salvação Nacional (aliança de ultranacionalistas e comunistas) disse que a oposição ao presidente Boris Ieltsin "uniu seus esforços com um objetivo comum: conquistar e defender um autêntico poder popular".
Em uma tentativa de atrair o apoio do Exército, Ieltsin disse que ele é o "núcleo do Estado, mantenedor da paz, da estabilidade e das conquistas democráticas".

Texto Anterior: Conservadores são a maioria
Próximo Texto: Entenda golpe de agosto de 91
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.