São Paulo, quinta-feira, 24 de fevereiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Brasil é da Juma Marruá"

SÉRGIO DÁVILA
DO ENVIADO ESPECIAL À REPÚBLICA DOMINICANA

"Quem matou Jorge Tadeu?". A pergunta, disparada à queima-roupa, assusta o repórter. Elidio, um dos camareiros do luxuoso e "over" Hotel Jaragua de Santo Domingo (suas dependências oscilam entre algo como o quarto da Barbie e a suíte de Donald Trump), quer saber o desfecho de "Pedra Sobre Pedra". A novela da Globo que tem Fábio Júnior como protagonista é transmitida atualmente com dublagem pela emissora de TV local.
Paralelo à transmissão, há um concurso em que quem acerta a resposta acima ganha um carro Mitsubishi importado –como, de resto, é importada toda a frota de veículos da ilha. O repórter arrisca Cássia Kiss. "No, ela nem trabalha na novela", responde o inteirado camareiro. Por fim, Elidio contenta-se com "Armando Bogus" e revela que o Brasil, pelo menos para a República Dominicana, não é mais o país do futebol.
"É o país de Juma Marruá", acredita Narciso, um vendedor de cassetes de merengue. A novela "Pantanal", da Manchete, com Cristiana Oliveira no papel principal, também está no ar na República Dominicana. "A mulher mais 'hermosa' do mundo", decreta o vendedor, pronunciando "Ruma Marruá", os dois últimos erres à maneira dos gaúchos. Quando menos porque o esporte oficial do país é o americano baseball, o futebol brasileiro não faz figura alguma por aqui. Eles conhecem Pelé, óbvio. E só.
"Baila Comigo", outra novela global, terminou há dois meses e causou igual comoção nas camadas baixas da sociedade –não há classe média. Além da predominância das novelas brasileiras, a Rede Sur, sintonizada em toda a ilha através do canal 22, faz um "pot-pourri" do "melhor" das televisões sul-americanas. Assim, é possível sintonizar diariamente o "TJ Brasil" de Boris Casoy, duas horas depois de sua apresentação ao vivo no Brasil. Não, o âncora do SBT não dispara "Eso es una verguenza" a cada notícia –o telejornal, editado sem intervalos, não é dublado. (Sérgio Dávila)

Texto Anterior: Uma semana na ilha custa desde US$ 1.270
Próximo Texto: South African comemora 60 anos de vôos comerciais; Boeing 777 começa a voar no próximo ano; Feira expõe produtos aeronáuticos no Chile
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.