São Paulo, sábado, 26 de fevereiro de 1994
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Shoppings iniciam liquidação de verão

DA REPORTAGEM LOCAL E DA SUCURSAL DO RIO

Com o objetivo de esvaziar suas prateleiras ainda ocupadas com a coleção de verão, shoppings de São Paulo e do Rio de Janeiro estão começando a tradicional liquidação de depois do Carnaval. Em São Paulo, vale a regra "cada um por si". No Rio, sete shoppings se uniram e iniciam hoje liquidação conjunta, com a qual esperam atrair 6 milhões de consumidores até 20 de março, com aumento de 40% nas vendas.
No ano passado, 13 shoppings paulistanos realizam liquidação conjunta para por fim às roupas de inverno que ainda tomavam as lojas no final da estação. Mas desta vez, alguns deles discordaram e então cada shopping partiu para promover sua prória liquidação, conta José Roberto Vozo, 42, superintendente do Morumbi, situado na zona sul. Esse centro de compras espera vender 20% mais que no mesmo período de 93 com descontos entre 30% e 50%, em média.
Com liquidação que começa na segunda-feira, o shopping Penha, na zona leste, chama o consumidor com preços até 80% mais baixos, diz Denise Camargo, 27, gerente de marketing. "Nossa expectativa é elevar 40% as vendas em relação à liquidação de verão de 93."
Esse índice é o mesmo esperado pelo Eldorado, na zona sul, afirma Jussara de Sá e Lima, gerente de marketing. "Nossa base de 93 era fraca porque havia muita reforma", explica. Intitulada "Festa do Cabide", a liquidação, que começou ontem, vai até o dia 12 de março. Os descontos chegam a 80%.
No Rio de Janeiro, os shoppings BarraShopping, Fashion Mall, NorteShopping, Ilha Plaza, Madureira Shopping, Rio Sul e Plaza Niterói estarão com 1.900 lojas com descontos entre 30% e 50%.
Os shoppings programaram campanha publicitária conjunta de US$ 500 mil, com três filmes para a TV divulgando a marca "Shoppings do Rio", assinatura de todas as promoções comuns. Haverá também campanhas em jornais e outdoors.
A promoção conjunta do Rio é realizada pelo segundo ano consecutivo. Ano passado, o projeto contou com a participação de seis shoppings com o tema "Liquidação Todo Mundo Junto". Houve aumento de 32% nas vendas. Este ano, o Fashion Mall aderiu ao grupo. Os shoppings não informam quanto pretendem faturar com a liquidação conjunta.

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