São Paulo, sábado, 26 de fevereiro de 1994
Próximo Texto | Índice

Jirinovski pode perder mandato

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O tribunal do distrito de Chtchelkovo, na Rússia, decidiu ontem invalidar a eleição do deputado ultranacionalista Vladimir Jirinovski à Duma, a câmara baixa do Parlamento russo. Segundo o tribunal, a legislação eleitoral foi violada no distrito, que elegeu Jirinovski no último dia 12 de dezembro.
Mas o deputado ultranacionalista não perderá sua cadeira imediatamente. Segundo a agência de notícias "Interfax", ele tem dez dias para recorrer da decisão.
A decisão foi tomada depois que o professor universitário Oleg Novikov, um dos cinco candidatos que concorreram à cadeira do distrito de Chtchelkovo, entrou com uma reclamação alegando que as regras eleitorais haviam sido desrespeitadas. Para Novikov, os candidatos não usufruíram das mesmas condições de acesso aos meios de comunicação e a cédula eleitoral continha o nome de um candidato que havia desistido da eleição.
Além de concorrer individualmente no distrito de Chtchelkovo, próximo a Moscou, Jirinovski foi o líder da lista de seu partido, o (PLD) Partido Liberal Democrático, nas eleições de 93. O PLD foi um dos partidos mais votados nessa eleição.
Na Rússia, os candidatos podem se apresentar individualmente num distrito ou integrar listas partidárias sem vinculação territorial. Metade das 450 cadeiras da Duma são ocupadas pelos eleitos através das listas e a outra metade representa os distritos.
Jirinovski preferiu ingressar no Parlamento através do distrito de Chtchelkovo. O deputado não foi encontrado ontem para comentar a decisão do tribunal.
O deputado ultranacionalista tornou-se conhecido por suas posições radicais. Jirinovski defende a ampliação do território russo, que voltaria a ter aproximadamente as dimensões da antiga União Soviética. Os ultranacionalistas vão mais longe e querem recuperar territórios perdidos pelos czares. Segundo a proposta do PLD, até mesmo o Alaska, vendido em 1867 aos Estados Unidos, seria anexado.
Aproveitando-se da atual situação da Rússia, que sofre com uma inflação de mais de 1.000% ao ano e com a transição do regime comunista ao capitalista, Jirinovski e seus radicais vêm se impondo como uma das mais importantes forças políticas russas.
O radicalismo de Jirinovski tem ajudado Ieltsin a receber apoio do Ocidente. Europeus e norte-americanos temem ver na Rússia uma situação semelhante à da Alemanha na década de 30, o que permitiu a ascensão do nazismo.

Próximo Texto: Washington expulsa diplomata russo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.