São Paulo, domingo, 27 de fevereiro de 1994
Texto Anterior | Índice

Vitória na patinação ainda gera polêmica

EUA consideram injusta medalha de prata de Nancy

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Os Jogos Olímpicos de Inverno de Lillehammer (180 km ao norte de Oslo, Noruega) terminam hoje, mas a polêmica quanto ao resultado da patinação artística feminina vai durar muito tempo. A sensacional vitória da ucraniana Oksana Baiul sobre a norte-americana Nancy Kerrigan ainda é motivo de discussão.
Muitos norte-americanos acharam a decisão injusta, como Paul Wylie, medalha de prata na patinação masculina em 92. "Agora eles só dão a vitória para quem sorri e joga charme para os juízes. Pensam que isso é expressão artística", disse, ironizando o estilo de Oksana. Nancy foi mais elegante: "Não fiquei desapontada. A decisão cabe aos jurados." Sua rival Tonya Harding, acusada de ter planejado um atentado contra Nancy, disse estar satisfeita com o oitavo lugar que obteve.
A nacionalidade dos julgadores reforçou a polêmica. Deram a vitória a Oksana os juízes do ex-bloco comunista: Polônia, República Tcheca, Ucrânia, China e Alemanha –Oriental, apressaram-se em lembrar os jornais dos EUA. Preferiram Nancy os jurados de EUA, Grã-Bretanha, Japão e Canadá.
Em favor de Oksana, veio a chinesa Chen Lu, medalha de bronze: "Acho que os juízes tomaram a decisão certa".

Texto Anterior: Torneio feminino pode conhecer finalista hoje
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.