São Paulo, domingo, 27 de fevereiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sedã de luxo abre venda da Chrysler em abril

RICARDO GANDOUR
ENVIADO ESPECIAL AOS EUA

A Chrysler vem aí. A partir de abril deste ano, a montadora norte-americana volta a operar oficialmente no Brasil –agora distribuindo produtos importados diretamente dos Estados Unidos. A rede de concessionários está sendo montada pela São Jorge Veículos, empresa que representa a marca no país.
O primeiro a chegar é o luxuoso sedã Vision. Na versão com acabamento interno em couro, o modelo vai custar US$ 60 mil.
Em maio desembarcam as vans, na faixa de US$ 55 mil. Sucesso nos Estados Unidos –onde são vendidas com as marcas Plymouth Voyager e Dodge Caravan–, as vans destinadas ao mercado brasileiro serão batizadas de Chrysler Caravan.
A grande novidade da Chrysler só vem ao Brasil a partir de agosto. É o compacto Neon, apresentado em setembro no Salão de Frankfurt, na Alemanha, e recentemente no Salão de Detroit, nos EUA, e que começa a encher as lojas norte-americanas.
O Neon é considerado a grande tacada da Chrysler desde o lançamento das vans, na época em que Lee Iacocca pilotava a empresa. Potente (com motor 2.0 de 135 hp, 16 válvulas e 220 km/h de velocidade máxima), de boa dirigibilidade e barato –nos EUA, a partir de US$ 9.000. Aqui, vai custar de US$ 30 mil a US$ 36 mil.
Veículos avaliou os modelos Chrysler na pista de testes de Moroso, a 150 km ao sul de Miami, na Flórida (costa leste dos EUA).
A Caravan surpreende pela dirigibilidade e baixo nível de ruído –produzido pelo motor V6 de 3,8 litros. Com apelo familiar, tem tudo para conquistar os apaixonados por viagens –acomoda sete passageiros, mais bagagem.
O simpático Neon oferece bastante pelo que custa. A suspensão firme, que permite boa estabilidade, é um dos destaques do carro. O piloto Emerson Fittipaldi, consultor técnico da Chrysler e sócio da distribuição no Brasil, participou da "sintonia fina" do projeto Neon.
Outro ponto forte é o espaço interno. Mas a posição ao dirigir pode incomodar os não-habituados a bancos ligeiramente mais baixos.

O jornalista Ricardo Gandour, editor de Suplementos, viajou aos EUA a convite da Chrysler Corporation

Texto Anterior: Fundatecnic oferece curso de design; Inventor desenvolve capacete sinalizador; GM testa carros em simulador de estradas; Auditoria da BMW avalia fábricas da Cofap; Importadora lança refrigerador de bebidas; Localiza vende carros usados de sua frota
Próximo Texto: Viper vem por US$ 130 mil
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.