São Paulo, segunda-feira, 28 de fevereiro de 1994 |
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Outlets, crianças e cupons
HELCIO EMERICH
Mamãe eu queroAs crianças norte-americanas situadas na faixa de idade entre quatro e 12 anos foram responsáveis em 92 (último ano com estatísticas disponíveis) por compras no valor total de US$ 9 bilhões. E influenciaram suas famílias a gastarem mais US$ 147 bilhões. Desse bolo de US$ 156 bilhões, 63% foram para a aquisição de alimentos e bebidas, 13% para jogos e brinquedos, 10% para roupas e outros artigos de vestuário e apenas 2,2% para produtos relacionados com a saúde. De olho nessas cifras gigantescas, a rede de televisão CBS dedicou no final do ano passado parte do programa "60 Minuts" para uma discussão sobre a ética na propaganda destinada ao público infantil. Conclusão: a maioria dos comerciais pretensamente educativos da TV norte-aermicana configura "uma ofensiva imoral para o controle da mente das crianças". Cuponagem eletrônica O mundo dos cupons de descontos está longe de seus próprios limites. Duas empresas dos EUA, a Comark Technologies, Inc. e a Catalina Marketing Corp., desenvolveram e estão testando dois sistemas eletrônicos para ler, validar e aplicar os descontos de cupons publicados na mídia impressa, acoplados às caixas de lojas e supermercados. No caso da Catalina, o sistema já funciona em caráter experimental em 6.500 estabelecimentos norte-americanos. O objetivo final consiste em acelerar o processamento dos cupons, reduzir os prazos de pagamentos aos lojistas, transmitir rapidamente os relatórios de resultados aos fabricantes e evitar fraudes. Eliminando também despesas com o manuseio e transporte de bilhões de cupons (que são destruídos pelo sistema), calcula-se que o varejo dos EUA poderá economizar algo em torno de US$ 100 milhões por ano. Texto Anterior: Segurar vela pode ser um bom negócio Próximo Texto: Especialistas recomendam curto prazo Índice |
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