São Paulo, terça-feira, 1 de março de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ponte não reabre em Sarajevo

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Centenas de moradores de Sarajevo contentraram-se ontem dos dois lados de uma ponte que separa o bairro de Grbavica, controlado pelos rebeldes sérvios, do resto da cidade. Eles viram frustrada a expectativa de reabertura da ponte à passagem de civis, interrompida desde o início da guerra civil, em abril de 1992.
"Eu não os vejo há dois anos", disse Mubera Zelkovic sobre seu marido e sua filha, que vivem do outro lado. A população esperava a reabertura da passagem depois que tropas francesas da ONU assumiram o controle da ponte, logo depois do cessar-fogo que se seguiu ao ultimato da Otan aos sérvios.
Domingo, porém, o general Manijlo Milovanovic, chefe do Estado-Maior dos sérvios, disse que usaria suas tropas para impedir que a ponte fosse reaberta. A livre passagem de civis é um dos pontos do cessar-fogo ainda não negociados por sérvios e muçulmanos.
O general britânico Michael Rose, que comanda os "capacetes azuis" em Sarajevo, disse esperar que um acordo para a reabertura seja acertado nos próximos dias.
A adolescente Dina, que tem pai sérvio e mãe muçulmana e trabalha para as forças da ONU como intérprete, foi mais cautelosa: "Só vou voltar para visitar minha casa se o general Rose estiver segurando a minha mão", afirmou.

Texto Anterior: Caças da Otan atacam aviões sérvios
Próximo Texto: Veja como foi a operação dos F-16 na Bósnia
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.