São Paulo, quarta-feira, 2 de março de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pinotti sofre processo por fraude no HC

JOÃO BATISTA NATALI
DA REPORTAGEM LOCAL

O cirurgião Henrique Walter Pinotti, 66, responde a processo por suposta fraude de prontuário médico na 11ª Vara Criminal de São Paulo, em razão da morte de Lucy Mary Costa Soares, irmã do ex-presidente José Sarney.
O episódio ocorreu em dezembro de 1991 e comissão sindicante instalada pela Faculdade de Medicina da USP responsabilizou Pinotti por "imprudência". A congregação daquela faculdade decidiu, em fevereiro de 1992, abrir processo administrativo e disciplinar contra o cirurgião, que em 1985 chefiou a equipe do Hospital das Clínicas que tratou do ex-presidente Tancredo Neves.
Lucy Mary foi internada para uma operação de extração da vesícula biliar. Foi operada duas outras vezes e morreu com a suspeita de ter sido vítima de erro médico.
Paralelamente às investigações internas da USP, inquérito policial correu no Departamento Estadual de Polícia do Consumidor (Decon), que deu lugar ao processo na Justiça. O juiz da 11ª Vara, Nelson Fonseca Júnior, não aceitou o pedido do Ministério Público para que o cirurgião fosse processado por homicídio doloso, mas acatou a sugestão de processá-lo por fraude, supostamente praticada no prontuário de Lucy Mary para encobrir erros que teria cometido com seus assistentes.
Pinotti, ao depor, negou ter havido a intenção de adulterar o histórico clínico da paciente. Testemunhas da acusação, ao deporem ontem, argumentaram em sentido contrário.
A família Sarney não contratou advogado para atuar como assistente da acusação.

Texto Anterior: Empresas obtêm liminar a favor de participação
Próximo Texto: Itamar discute problemas de fronteira
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.