São Paulo, quarta-feira, 2 de março de 1994
Próximo Texto | Índice

Tubarão ataca surfista em Recife

DA AGÊNCIA FOLHA, EM RECIFE

O estudante de medicina Albano Gomes Dias Filho, 25, afirmou ter sido atacado por um tubarão quando surfava ontem na praia de Boa Viagem, a mais frequentada de Recife (PE). Ele sofreu fratura no perônio direito e "lesões extensas" na mesma perna, com perda de musculatura da panturrilha (batata da perna).
Segundo a médica Maria José Freitas, que operou o rapaz, os ferimentos são característicos de um ataque de tubarão e indicam que a vítima foi mordida mais de uma vez. Dias Filho se encontra em observação no hospital da Restauração, onde chegou em estado de semi-inconsciência.
O estudante disse aos médicos ter sido atacado por volta das 7h da manhã, a cerca de 50 metros da praia. Afirmou que estava sentado na prancha e viu o tubarão se aproximar e mordê-lo. O animal foi descrito como tendo cerca de dois metros de comprimento.
Com a ajuda da prancha, Dias Filho conseguiu chegar até a areia, onde foi socorrido por banhistas. Levado ao hospital, foi submetido a uma transfusão de sangue e operado. Segundo a médica, o surfista passará por novas operações para enxertos na perna.
A mãe do estudante, Fátima Carvalho, foi avisada do ataque às 8h através de uma sobrinha. "Na hora, pensei que ele tivesse perdido a perna ou coisa pior", disse no hospital. Fátima diz não ter dúvidas de que o filho foi vítima de um tubarão. "Ele surfa desde os nove anos. Conhece o mar e sabe muito bem o que é um tubarão", disse.
Este é o segundo ataque atribuído a tubarões este ano em Pernambuco. O primeiro caso ocorreu no final de janeiro, na praia de Piedade, a 5 km do local onde o estudante de medicina foi atacado ontem. A vítima foi Sérgio Agrião Gomes da Silva, 15, que também praticava surfe.
Ataques de tubarões na praia "são raros", segundo o professor do Departamento de Pesca da Universidade Federal Rural de Pernambuco, Teodoro Vaske, 33.

Próximo Texto: Praia é a preferida
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.