São Paulo, quarta-feira, 2 de março de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Físico Isaac Asimov vai para a tela do micro

MARIJÔ ZILVETI
FREE-LANCE PARA A FOLHA

A onda de programas em CD-ROM traz mais uma estrela para dentro do microcomputador. O físico Isaac Asimov também rendeu-se à tecnologia da multimídia. Disponível apenas para micros Macintosh, "Isaac Assivov's The Ultimate Robot" é um bom programa de consulta para quem quer saber tudo a respeito desse renomado físico.
O título é da norte-americana Byron Preiss Multimedia, mas foi adquirido pela Microsoft e faz parte do selo Home –linha voltada para o usuário final.
Para os aficionados pela vida de Asimov, esse programa é um prato cheio. É possível pesquisar toda a biografia do físico ou ainda ensaios publicados em revistas especializadas. A viagem ao mundo da robótica ganha mais dinamismo se o usuário trafegar pelas telas do Mac. No menu de abertura há uma lista de tópicos, representadas por figuras. Para consultar cada tópico, tudo o que se tem a fazer é pressionar o botão do mouse.
O programa inclui videoclipes que vão desde discursos de Asimov até a montagem de um robô e seu uso na indústria. Toques de bom humor também acompanham o produto. A seção Robotids traz um kit para montar robôs. Terminada a brincadeira, é possível animar a máquina falante em até cinco sequências.
Além da vida de Asimov, é possível consultar a linha do tempo e passear interativamente por um cronograma, que vai do primeiro robô até projeções para o ano de 1995. E para evitar o desgaste da tela do monitor, nada como um screen saver com imagens de robôs, que podem ser visualizadas previamente. (Marijô Zilveti)

Isaac Asimov's The Ultimate Robot
Fabricante: Microsoft
Configuração mínima: exige 5 Mbytes de memória, drive de CD-ROM (recomenda-se com dupla velocidade), System 7 e QuickTime.
Preço: US$ 79,95
Fornecedor: Microsoft
Tel. (011) 530-4455

Texto Anterior: 4"Aurélio" aumenta as opções de busca
Próximo Texto: "Drácula" ganha versão em CD-ROM
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.