São Paulo, quarta-feira, 2 de março de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Suécia e Finlândia acertam com UE

HUMBERTO SACCOMANDI
DE LONDRES

A Suécia e a Finlândia aceitaram ontem as condições impostas para sua filiação à União Européia (UE, ex-Comunidade Européia). Os dois países deverão tornar-se membros da UE a partir de 1º de janeiro de 1995. As negociações com a Áustria continuavam na noite de ontem.
Essas tratativas envolvem principalmente a aceitação, por parte desses países, da legislação comum aos 12 membros da UE e a definição das contribuições de cada um. A Noruega, por exemplo, suspendeu anteontem as suas negociações com a UE devido a um impasse sobre quotas de pesca. Os países aceitos terão um período de carência para adaptar-se às regras comunitárias.
Tudo indica, porém, que as dificuldades envolvendo a Áustria e a Noruega serão contornadas. A entrada de novos países na UE deverá ser votada pelo Parlamento Europeu até 1º de junho. Os quatro países candidatos deverão também realizar plebiscitos para que seus habitantes possam opinar sobre a integração ao resto do continente.
"Este é o mais importante acordo para a Suécia neste século", afirmou ontem a uma emissora de rádio o premiê sueco, Carl Bildt. Detalhes do acordo entre UE, Suécia e Finlândia não foram divulgados ontem. A filiação à UE acaba com décadas de neutralidade política e não-associação econômica da Suécia.
Livre comércioCaso os quatro sejam aceitos e se tornem membros efetivos, a UE se tornará o maior bloco de livre comércio do mundo, superando o norte-americano Nafta, que une Estados Unidos, Canadá e México. A UE, composta hoje por 12 países-membros, saltaria de 340 milhões de habitantes para 375 milhões, contra os 363 milhões reunidos no Nafta.
Os novos membros serão os primeiros países a entrarem na UE desde a incorporação de Portugal e Espanha, em 1986. A UE nasceu em 1957, formada por apenas seis países e com o nome de Comunidade Econômica Européia (CEE). Nos anos 80, o nome Comunidade Européia passou a ser usado. A partir de janeiro deste ano, a comunidade passou a se chamar União Européia.
A possível inclusão destes quatro países deverá ser a única nesta década. A UE já sinalizou que não aceitará novos membros até o ano 2000. Chipre e Malta já se candidataram. Vários países do Leste Europeu, anteriormente vinculados ao bloco soviético –principalmente Polônia, Hungria e República Tcheca–, também demonstraram interesse.

Texto Anterior: Princesa empresta celular em estrada
Próximo Texto: Negociações são complicadas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.