São Paulo, quinta-feira, 3 de março de 1994
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Mudança na Antarctica atinge a cúpula

MÁRCIA DE CHIARA
DA REPORTAGEM LOCAL

As mudanças na Antarctica iniciadas há um ano e meio na gôndola do varejo para ganhar mercado já bateram na cúpula da empresa. O grupo se tornou mais flexível: acaba de ampliar o número de integrantes do Conselho de Administração. De agora em diante, o Conselho responde pelo planejamento estratégico da empresa.
Abaixo dele, passa a existir uma diretoria executiva autônoma, coisa antes inimaginável na Antarctica, uma empresa de capital aberto até aqui gerida por um conselho cujos integrantes também tocavam as operaçoes do dia-a-dia.
Essa é mais uma etapa do projeto de reestruturação que já mexeu nas áreas de distribuição, treinamento e informática e consumiu US$ 10 milhões. Com essas alterações, a meta é aumentar 10% as vendas neste ano em relação a 93, informa Victório Carlos de Marchi, do Conselho. O mercado nacional de cerveja em 1993 foi de 5,2 bilhões de litros.
Pesquisa da Nielsen, de dezembro e janeiro, revela que a liderança na venda nacional de cerveja é da Brahma (33,4%), com recuo de 1,6 ponto percentual em relação ao levantamento do bimestre imediatamente anterior. Ingo Ostrovsky, gerente de comunicação da empresa diz que é normal pela sazonalidade nessa época do ano.
O segundo lugar, de acordo com a Nielsen foi da Antarctica (30,2%), com ganho de 0,4 ponto percentual, comparado à pesquisa anterior. Paulo Pereira, diretor de marketing da Antarctica, afirma que o incremento é o reflexo do projeto de reestruturação.
A grande surpresa da pesquisa foi a conquista da vice-liderança em vendas da cerveja Kaiser comum no Estado de São Paulo (22,3%), superando a Antarctica comum (21,7%).
Quem sai ganhando nessa briga das cervejas é o consumidor. Desde janeiro, as indústrias dão descontos que variam entre 10% e 30%.
Com as mudanças, a Antarctica pretende recuperar o terreno perdido desde que a Brahma passou para o Banco Garantia, em 1989, e ganhou a liderança.

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