São Paulo, quinta-feira, 3 de março de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CDs recuperam gravações originais

Disney punha uma equipe para compor as canções "certas"

RUY CASTRO
ESPECIAL PARA A FOLHA

Em 1937, quando Walt Disney, já famoso por Mickey Mouse, os Três Porquinhos e outros heróis de nosso tempo, anunciou que seu próximo filme, "Branca de Neve e os Sete Anões", teria 1h23 de duração, houve quem gargalhasse em Hollywood: "Qual adulto será débil mental o suficiente para aguentar tanto tempo vendo um desenho animado?" Os pessimistas tinham suas razões –até então, os desenhos não passavam de sete minutos e serviam apenas como aperitivo para o filme principal, qualquer que fosse. E, mesmo assim, esses insensíveis adultos saíam para fumar.
Mas, nada como um século depois do outro. "Branca de Neve" e os demais desenhos longos de Disney conquistaram os tais adultos e são vistos até hoje por gente de toda idade. Não só vistos –ouvidos também.
"The Disney Collection", uma série de três CDs individuais importados contendo as gravações originais das canções ouvidas nos filmes de Walt, mostra porque esses filmes foram feitos para durar. Além do visual insuperável, Disney caprichava nas trilhas sonoras, nas quais não se limitava a sonorizar escapadas de coelhos ou brigas de gato e rato. Em cada filme, ele punha uma equipe ao redor de um piano, até que uma dupla de compositor e letrista se saísse com a canção "certa" para cada personagem ou situação. "Certa" para seus ouvidos, naturalmente. E que intuição diabólica ele tinha também nesse departamento –porque várias daquelas canções tornaram-se "standards" permanentes da música americana.
Por exemplo: "Someday my Prince Will Come", tema de Branca de Neve, foi gravada por todo mundo, inclusive Miles Davis –no caso de Miles, para provar que "qualquer coisa" podia ser jazz. Em "The Disney Colelction", ela está na voz da soprano Adriana Caselotti, que é a que se ouve no filme. A que se ouve no filme original, bem entendido, porque no Brasil os filmes eram dublados e as canções (com letras em português de João de Barro) ficavam a cargo de cantores como Aurora Miranda, Almirante, Carlos Galhardo, Dalva de Oliveira e outros cartazes da época (a voz de Bambi era de –advinhe– Pery Ribeiro, aos quatro anos).
Esse é mais um atrativo de "The Disney Collection" –ouvir as vozes originais. Em "A Dama e o Vagabundo", a voz de Peg, uma das cadelas vadias que se apaixonam pelo vira-latas, é nada menos que de Peggy Leo, autora das canções do filme. E, em "Pinóquio", a voz do Grilo falante cantando "When You Wish Upon a Star" (a primeira canção de desenho animado premiada com um Oscar) e "Give a Little Whistle", é de Cliff Edwards, a quem o historiador Will Friedwald atribui uma importante façanha anterior: a de ter sido o verdadeiro pioneiro do "scatsinging", antes de Louis Armstrong. Por falar nos Três Porquinhos, sua canção "Who's Afraid of the Big Bad Wolf?" tornou-se uma espécie de breve contra a Depressão, na época (1933) em que o filme foi lançado.
Os três discos contêm os "highlights" de "Cinderela", "Bambi", "Dumbo", "A Bela Adormecida" "Mowgli, o Menino-Lobo" e de filmes não-animados de Disney, como "Mary Poppins" (lembra-se de "Supercalifragilisticexpialidocious"?) e "Dave Crocket". Milhões de crianças se embalaram com essas canções, mas seus autores –Frank Churchill, Leigh Harline, Oliver Wallace, os irmãos Richard e Robert Sherman –não ficaram famosos. Crianças são insensíveis e não prestam muita atenção a essas coisas.

Título: The Disney Collection (três CDs individuais)
Artista: Vários
Gravadora: Walt Disney Records (importado)

Texto Anterior: Grammy premia Houston em noite de gafes
Próximo Texto: 'A Falecida' trai Nelson pela ditadura da piada
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.