São Paulo, quinta-feira, 3 de março de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Carta confirma existência de Dona Beija

LÚCIA CAMARGO
DA ENVIADA ESPECIAL A ARAXÁ (MG)

Ana Jacinta de São José é apontada nas lendas de Araxá como Dona Beija, uma bela mulher que enriqueceu cobrando pelos encontros em sua "Chácara do Céu". Até o ano passado, não havia documento algum com a comprovação de que Dona Beija e Ana Jacinta eram a mesma pessoa. Em janeiro, foi encontrada uma carta que confirma o codinome.
O documento surgiu com a campanha "Vamos Revelar Nossa História", comandada pela historiadora Glaura Teixeira, responsável pelo setor de pesquisa da Fundação Fundação Calmon Barreto e Museu Municipal Dona Beija.
A base do roteiro da novela protagonizada pela atriz Maitê Proença, exibida pela TV Manchete em 88, foram dois livros, que contam a saga de Beija mesclando fantasia e história: "D. Beija: A Feiticeira do Araxá", de Thomas Leonardos (Redord) e "A Vida em Flor de D. Beija", de Agripa Vasconcelos (Itatiaia). (Lúcia Camargo)

Texto Anterior: Melhor dica de viagem premiará com cruzeiro de volta ao mundo
Próximo Texto: Quem não foi não sabe o que está perdendo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.