São Paulo, sexta-feira, 4 de março de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Karpov e Kasparov duelam na Espanha

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Os dois maiores enxadristas do mundo voltam a se enfrentar hoje depois de quase dois anos. O jogo acontece pela sétima rodada do 12º Torneio de Linares, na Espanha, um dos mais importantes do planeta. Vale a liderança. Anatoly Karpov está em primeiro na classificação com seis pontos e Gary Kasparov vem em segundo, com cinco.
Os dois "K" russos são a versão enxadrística de rivalidades como Senna x Prost ou Mansell x Piquet. Ambos se odeiam. A ponto de Kasparov, no ano passado, criar uma liga considerada pirata pela oficialidade do tabuleiro, a PCA (Professional Chess Association). A Fide, Federação Internacional de Xadrez, chegou a eliminar Gary do ranking em represália. O pano de fundo das discussões eram as bolsas oferecidas aos jogadores em torneios profissionais.
Karpov e Kasparov são campeões mundiais. O primeiro pela Fide, título conquistado no ano passado num match contra o holandês Jan Timman. Kasparov venceu o inglês Nigel Short no "seu" Mundial e faturou o maior prêmio já ganho por um enxadrista em todos os tempos.
Hoje eles sentam à mesma mesa pela 163ª vez em suas carreiras. As estatísticas são favoráveis a Kasparov, que ganhou 27 partidas e perdeu 20. Aconteceram 115 empates. Gary, no entanto, venceu todos os jogos decisivos desde 1985, quando interrompeu uma década de hegemonia de Anatoly. No total, os dois "K" já ficaram mais de 700 horas frente à frente.
O jogo é uma verdadeira decisão de título. Quem vencer pode se considerar, sem medo de errar, o melhor do mundo. Karpov, 42, está animado pelas seis vitórias consecutivas em Linares. Kasparov, 30, faz uma campanha de certa forma decepcionante. Ganhou quatro jogos e empatou dois, com o búlgaro Vasselin Topalov, 19º do ranking, e com o bielorusso Boris Gelfand, 10º. Diante da húngara Judit Polgar, cometeu um erro grosseiro ao mover um cavalo, deixando os analistas desconfiados. Leva a vantagem, porém, de jogar com as brancas –com as quais é quase imbatível. Nos dois últimos confrontos, em Linares em 91 e 92, Kasparov venceu Karpov.
Outras seis partidas acontecem hoje no hotel Aníbal de Linares, da Andaluzia: Joel Lautier (FRA) x Boris Gelfand (BIE), Eugeni Bareev (RUS) x Alexander Beliavsky (UCR), Miguel Illescas (ESP) x Viswanathan Anand (IND), Vasselin Topalov (BUL) x Vladimir Kramnik (RUS), Vassili Ivanchuk (UCR) x Gata Kamsky (EUA) e Judit Polgar (HUN) x Alexei Shirov (LET).

Texto Anterior: Minelli faz estréia na Ferroviária
Próximo Texto: Natação imita vôlei e faz torneio na praia
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.