São Paulo, sexta-feira, 4 de março de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Spielberg manda retirar novo filme de cartaz

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Spielberg manda retirar novo filme das Filipinas
O diretor norte-americano Steven Spielberg mandou retirar "A Lista de Schindler" dos cinemas das Filipinas depois que censores do governo local mandaram cortar algumas cenas do filme. Das três cenas cortadas, duas mostram seios nus e a terceira, mostra uma breve relação sexual, revelou Henrietta Mendez, responsável pelo orgão de censura. "É muito triste saber que Spielberg mandou retirar o filme, mas ele precisa obedecer nossas leis", disse Mendez.
"Pedimos a reconsideração dos cortes, mas os censores descartaram esta possibilidade", disse Tristan Leveriza, chefe da produtora Universal nas Filipinas. "Spielberg ordenou pessoalmente a retirada do filme", completou Leveriza. Esta é a primeira vez que o filme é retirado de cartaz de um país, embora não tenha sido proibido na Malásia e Indonésia, "por conter material ofensivo às maiorias muçulmanas".
Os cortes e a consequente retirada do filme de cartaz motivaram reclamações contra o órgão governamental. O senador local Raul Roco considerou o corte das cenas do filme "uma violação à proteção constitucional da liberdade de expressão".
Anteontem, em Cracóvia, na Polônia, o diretor norte-americano manifestou seu interesse em realizar um filme sobre a Bósnia e a tragédia de Sarajevo.

Texto Anterior: Museu organiza mostra sobre série de Picasso
Próximo Texto: O 'Rei' retorna às massas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.