São Paulo, sexta-feira, 4 de março de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Prêt-à-porter começa hoje em Paris

FERNANDA SCALZO
DE PARIS

Além de toda a excitação que acompanha qualquer temporada de desfiles, esta do prêt-à-porter outono-inverno 94/95, que começa hoje em Paris, promete bater todos os recordes. Nos já concorridos desfiles de Jean-Paul Gaultier (domingo), Christian Dior e Issey Miyake (segunda) as câmeras do cineasta americano Robert Altman estarão filmando não só as modelos, mas também o público. Para completar, os atores do novo filme de Altman, "Prêt-à-Porter", estarão espalhados pela platéia.
Entre eles, Sophia Loren como Madame Lafontaine, mulher do presidente da Chambre Syndicale; Marcello Mastroianni como o misterioso russo Sergei; Tim Robbins; Julia Roberts vive uma jornalista que perde suas bagagens e fica sem roupa para ver os desfiles; Anouk Aimée, no papel da estilista Sonia Rykiel; Lauren Bacall como uma poderosa editora de moda e Kim Basinger. Ruppert Everett faz um assistente de estilista: Forrest Whitaker será um estilista, e passou vários dias em New York, no ateliê do estilista saac Mizrahi, como laboratório.
O próprio Altman esteve presente como observador nas últimas temporadas de desfiles, fazendo suas anotações. Desta vez, suas câmeras vão disputar o espaço com as de TV e as dezenas de fotógrafos. O filme é um desejo da Altman há dez anos e será filmado em estilo de pseudodocumentário. "Eu não estou apenas filmando, estou homenageando o mundo da moda", ele declarou, no desfile de Dior, em outubro. O filme estréia em 95.
Esta vai ser também a primeira temporada de prêt-à-porter nas novas salas do Louvre, criadas especialmente para os desfiles. As salas foram estreadas na última temporada de alta-costura, em janeiro. Muito mais confortáveis que as antigas tendas armadas na Cour Carré do museu, tanto para o público como para as modelos nos bastidores, a arquitetura simples das salas não corresponderia, segundo alguns estilistas, ao ambiente chique da alta-costura e seria ideal ao prêt-à-porter. Dior, Chanel, Lacroix, Miyake, Saint Laurent, Castelbaljac, Montana, todos desfilam no Louvre.
Jean-Paul Gaultier, que na última temporada apresentou sua coleção na galeria Vivienne, onde tem sua loja, desfila domingo no sul de Paris. Vivienne Westwood, Martine Sitbon e Hervé Leger apresentam suas coleções na Escola de Belas Artes. Yamamoto desfila na Sorbonne.

Texto Anterior: DÉBORA TABACOF
Próximo Texto: Milão passa sem empolgar
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.