São Paulo, sexta-feira, 4 de março de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Maior sindicato alemão aprova greve no norte

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O sindicato de metalúrgicos IG Metall, o maior da Alemanha, aprovou ontem em votação por 92,2% dos votos paralisações a partir de segunda-feira no Estado da Baixa Saxônia (norte). O Gesamtmetall (dos empregadores) convocou para hoje uma reunião para tentar evitar a paralisação. O IG Metall decide hoje se participa.
Juergen Peter, líder do IG Metall no norte do país, disse a greve é um protesto contra a proposta de congelamento de salários e cortes de benefícios. "Agora é hora das táticas de atraso", afirmou.
Os trabalhadores querem aumento de 5,5% a 6%. Consultas para a realização de greves em outras regiões devem acontecer em duas semanas se não houver acordo para a Baixa Saxônia –onde trabalham 100 mil operários.
As negociações entre as duas partes estão interrompidas há três semanas. O IG Metall tem afirmado que só volta ao diálogo se houver nova proposta.
A última grande greve no país aconteceu há dez anos. Durou seis semanas e comprometeu o crescimento econômico naquele ano.

Texto Anterior: Ato de aposentados acaba em pancadaria
Próximo Texto: Mandela faz concessões a conservador sul-africano
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.