São Paulo, domingo, 6 de março de 1994
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Quem é quem na mídia francesa

DE PARIS

O grupo Havas, além de ter 23,5% do Canal +, possui ainda 34% do Canal Horizon e 40% da CEP Communication (a maior editora de jornais). A Compagnie Géneral des Eaux tem 20,1% do Canal +, 100% da Tele Montecarlo, 25% da TV Sport e participações em outras três TVs regionais.
O grupo Bouygues detém 25% da TF1. A Lyonnaise des Eaux tem 25% da rede de TV M6 e 58,3% da TV Cable. A Compagnie Luxembourgeoise de Teledifusion (CLT) tem 100% da RTL-TV e da RTL-rádio, 25% da M6 e 25% da Série Club. Em rádio, a CLT tem ainda participações na M40 e na Fun Radio e detém todo o capital de três revistas (duas especializadas em TV). O grupo Chargeurs SA detém 20% do Canal Satellite e, entre as produtoras de cinema, 100% da Pathé, 50% da AMLF e 49% da Renn Productions.
Entre os grandes grupos, um que se restringe a rádio e imprensa escrita é o Lagardère Matra-Hachette (que fracassou em sua incursão televisiva com a falida TV Cinq), com participações em duas rádios, mais de dez revistas (entre elas "Elle" e "Paris-Match"), o "Journal du Dimanche", o único a circular aos domingos, e mais de cinco editoras (Grasset, Hachette e Stockm, entre outras).
Somente na imprensa está o Alcatel-Alsthom, terceiro grupo industrial francês, com as revistas "L'Express" e "Le Point" e participação na CEP Communication. Ele é candidato à compra de 83% do capital da rádio RMC. Também o grupo Socpresse, do "Cidadão Kane francês", Robert Hersant ("Figaro", "France Soir" e mais seis jornais regionais), que acumulou dívidas extraordinárias depois de investir na TV Cinq. E o que chegou por último, o Louis Vuitton-Mo‰t-Hennessy, que entrou na mídia pelas revistas ("Investir" e "Femmes", entre outras). (FS)

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