São Paulo, quarta-feira, de dezembro de
Texto Anterior | Índice

com que corpo que EU VOU; SEM PADRÕES

CLAUDIA MORAES

com que corpo EU VOU
PRODUÇÃO: DEDÊ PISSINATTO; CABELO E MAQUIAGEM: DANIEL HERNANDEZ/ FIRST; AGRADECIMENTOS: NUIT PRIVÉENIKE BAYARD M2000 E DHARMA; FONTES: ELEDIR BUSANELLO (PROJETO ACQUA), SUZANA GOMES E JULIO CESAR DE OLIVEIRA (NUMBER ONE), INA SINISGALLI (ELITE MODELS) E IVONICE SATIE (BALÉ DA CIDADE DE SÃO PAULO)
Corpo perfeito todo mundo quer ter. Mas qual? Bailarinhos nada têm em comum com halterofilistas. Maratonistas são magrinhos, lutadores de sumô, enormes de gordos. Cada atividade física tem o seu próprio padrão de perfeição.
Nadadores costumam ter a parte superior do corpo muito desenvolvida: ombros largos, braços alongados e tórax grande. Evitam ganhar muita massa muscular, para não atrapalhar seus movimentos. Já num campeonato de musculação a massa muscular é tudo. Os praticantes da modalidade aumentam os músculos, tornando-os bem visíveis. Outro é o perfil de uma bailarina clássica: silhueta reta e alongada, de modo que o corpo dê uma sensação de leveza. Altura por volta de 1,65 m, pescoço comprido, nádegas e seios pequenos, quadris estreitos. Para ser modelo, os parâmetros mudam: mais de 1,75 m de altura e quadris em torno de 90 cm. Mas há variações. Formas mais arredondadas, como as de Claudia Schiffer, fazem uma linha "saúde". Magérrimas como Kate Moss criam um padrão de beleza alternativo.
SEM PADRÕES
Já se foram os tempos da Grécia Antiga, quando artistas e geômetras buscavam as proporções exatas do corpo ideal. Nada de se lamentar por não ter as medidas certas, que por sinal não existem. Estude seu corpo e valorize o que ele tem de melhor. Procure desenvolvê-lo respeitando suas características. Atividade física bem orientada substitui a gordura em excesso por músculos firmes. Evite sobrecarregar esta ou aquela parte, trabalhando o corpo em conjunto. Exercícios de alongamento conferem flexibilidade aos membros e dão graça aos movimentos. cuide sempre da postura. Corpo ideal é o seu desde que em forma e feliz.

Texto Anterior: Fontes do desejo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.