São Paulo, domingo, 6 de março de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Índices confirmam desempenho das micro

DA REPORTAGEM LOCAL E

Os indicadores Folha-Sebrae são o primeiro conjunto de índices com análise sistemática das micro e pequenas indústrias no que se refere à ocupação da capacidade produtiva, oscilação do total da mão-de-obra empregada e nível de salários pagos. Há também outros números que podem ser observados para uma melhor compreensão do desempenho do segmento, que reúne mais de 3,5 milhões de estabelecimentos.
A Sondagem Empresarial da Pequena e Média Indústria, elaborada pela CNI (Confederação Nacional da Indústria) junto a 637 empresas, de 11 Estados, mostra que 37% das empresas tiveram aumento da produção no ano passado. Para 41% delas, o cenário foi de estabilidade.
O uso da capacidade instalada –que aumentou em 4,9% segundo os indicadores Folha-Sebrae– também cresceu de acordo com os dados da CNI: em 92, 36% das empresas consultadas ultrapassaram 70% da capacidade; no ano passado, o total subiu para 44%.
Cursos
A procura por cursos revela que o empresário de pequeno porte está cada vez mais interessado em adquirir conhecimentos e aperfeiçoar a qualidade do produto de sua empresa. A CNI realizou 785 cursos em 93, com a participação de mais de 18 mil pessoas. No Sebrae SP (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo), o total de cursos chegou a 1.684, com a frequência de 38.733 alunos. A Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) registrou a presença de 4.723 participantes nos 287 cursos realizados em 93.
Feiras
A participação do segmento em feiras revela que as empresas pequenas estão fazendo esforço para divulgar produtos e procurar novas formas de comercialização. Em 93, o Sebrae subsidiou a participação de micro e pequenas empresas em 135 eventos, um salto de 107% na comparação com a presença em 65 feiras no ano anterior.

Texto Anterior: Irmãs comercializam produtos para chuva
Próximo Texto: Perspectiva para 94 é boa
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.