São Paulo, domingo, 6 de março de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Todos os bares do mundo

INÁCIO ARAUJO

"Farrapo Humano" interrompeu a tradição hollywoodiana que fazia do alcoólatra um ser risível. E isso aconteceria justamente pelas mãos de um mestre do riso, Billy Wilder. Ray Milland faz o escritor alcoólatra que evita os convites para um fim-de-semana fora da rotina e opta pela rotina: cai pelas tabelas de tanto beber, e sofre todas as decorrências. O ponto de vista é engajado: trata-se de um filme contra o alcoolismo, visto como chaga social. E Wilder, tendo Charles Brackett como co-roteirista, capricha na visão do problema como chaga social. Ray Milland levou um dos vários Oscars do filme pela interpretação. Milland é o que mais permanece inteiro no filme, até hoje. (IA)

FARRAPO HUMANO (The Lost Weekend). EUA, 1945, 101 min. Direção: Billy Wilder. Com Ray Milland, Jane Wyman. Em preto-e-branco. Na Globo.

Texto Anterior: Emma Thompson ganha retrospectiva; The Cure em turnê nos EUA; Sartre fala de Sartre; A Terra vista do espaço; Campeonato paulista ao vivo; Entrevista com Day-Lewis; Stone Temple Pilots desplugado; 'Cara Cara' com Telê Santana
Próximo Texto: Kurosawa revê Shakespeare
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.