São Paulo, domingo, 6 de março de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Buracos exigem manutenção mais frequente do veículo

DA REPORTAGEM LOCAL

O maior inimigo de pneus, rodas e suspensões volta a atacar com maior frequência nesta época de chuvas de verão. Os milhares de buracos espalhados por São Paulo fazem aumentar a procura por serviços de alinhamento de direção e balanceamento de rodas e engrossam a lista de veículos com peças danificadas. Para fazer regulagens de direção e rodas, as oficinas cobram entre CR$ 7,5 mil a CR$ 20 mil.
O encarregado de serviços da DPaschoal no Jabaquara (zona sul de São Paulo), Edivan Alves de Souza, afirma que o movimento aumentou em 10% nos últimos dias. Os buracos, segundo ele, são responsáveis por 95% dos carros avariados que chegam com problemas na suspensão ou na direção.
A Prefeitura de São Paulo estima que em dias de chuva, 2.000 novos buracos aparecem para atormentar a vida dos motoristas. Mesmo nos dias secos, o número de buracos chega a 400, causados pelo trânsito pesado ou pela falta de conservação das vias.
Os fabricantes de automóveis recomendam fazer alinhamento de direção e balanceamento de rodas a cada 5.000 km. "Cada três milímetros de desalinhamento da direção significa que os pneus do véiculo 'arrastam' dois metros em cada quilômetro rodado", explica Ricardo Moronho, sócio-proprietário da Peças Anhembi..
Ele também sentiu na sua loja aumento na procura por serviços de alinhamento em pelo menos 13%. Para ele, em tese, um carro bem alinhado demora cerca de um ano para nova regulagem na direção. "Andando nas ruas de São Paulo, o alinhamento não dura seis meses. Nos carros importados, não chega a três".
O gerente da Caçula de Pneus em Santo Amaro (zona sul), Vidal Pereira da Silva, disse que seus clientes têm procurado a loja com mais frequência para checagem de suspensão. "Em muitos casos, é preciso trocar pequenas peças, como a bucha de bandeja".
ONDE ENCONTRAR
Caçula de Pneus - av. Santo Amaro, 1.022, tel. (011) 820-6633; DPaschoal - av. Jabaquara, 370, tel. (011) 579-2233; Peças Anhembi - av. Rudge, 1.001, tel. (011) 66-0192.

Texto Anterior: VW adia para abril chegada do Pointer
Próximo Texto: Preços de autopeças variam até 128,6%
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.