São Paulo, segunda-feira, 7 de março de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Leia a íntegra do manifesto

Esta é a íntegra do manifesto divulgado pelos intelectuais petistas:
"A candidatura Lula traduz a esperança de milhões de brasileiros. Portanto, ela não pode ser posta em risco, o que aumenta a responsabilidade daqueles que devem promover seu êxito. Preocupados com recentes decisões da direção partidária, resolvemos nos mobilizar para contribuir e influir positivamente nos rumos da campanha Lula presidente.
Além de buscar a vitória eleitoral, é preciso levar ao governo uma nova cultura política, capaz de reverter toda uma história de atraso e de segregação econômica e social, realizando reformas estruturais com base em um programa consistente e exequível, viabilizado por um firme campo de alianças.
Para estar em condicões de conduzir esse processo, o PT deve exercer com lucidez o próprio poder interno, ampliando seu relacionamento com a sociedade, facilitando o trabalho de seus parlamentares, orientando as propostas gerais de campanha e de governo, de forma a agilizar a articulação, imediata ou posterior, das forças políticas e sociais decisivas para as eleições e para o exercício do governo.
O partido não deve servir a si mesmo e sim à sociedade. Cabe a ele estimular a participação de sua base social na vida partidária, promover o debate democrático e propiciar a atuação do movimento social em suas campanhas.
Preocupações como essas têm sido expressas pela cidadania petista. Esta base social mais ampla, ainda que sub-representada na estrutura partidária, tem dado ao PT sua condição de contínuo crescimento e, por isso, deve ser ouvida.
Queremos que o PT corresponda à esperança popular que conquistou. Vamos ocupar o lugar que é nosso. Conclamamos a todos os filiados a participarem dos encontros e discussões nos Diretórios. Vamos participar das instâncias partidárias e reforçar a democracia interna. Vamos promover a formação de núcleos e fóruns de debates, elaborando subsídios para a plataforma do partido, as propostas de programa e estratégias de campanha que reflitam as posições do conjunto da cidadania petista.
Sabemos que há coisas que não podem esperar. A campanha tem que ir para as ruas já, com entusiasmo e espontaneidade. Por isso, ao assinarmos este manifesto, já nos alistamos para os Comitês Lula Presidente, onde nós do PT e tantos outros que não têm partido somaremos nossos recursos, nossa vontade e nossa imaginação para a tarefa maior que há de mudar este país.
Esperamos que este partido, que nós ajudamos a construir, seja sempre um instrumento amplo e aberto da emancipação do povo brasileiro."
Movimento PT Amplo Urgente Lula Presidente

Texto Anterior: Intelectuais amenizam tom de críticas ao PT
Próximo Texto: Diretório do AM rebate acusações
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.