São Paulo, quarta-feira, 9 de março de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

URV do mês anterior reajusta casa própria

GUSTAVO PATÚ
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

As prestações da casa própria serão corrigidas, a partir de abril, pela variação da URV (Unidade Real de Valor) do mês anterior. Segundo informou à Folha o presidente da CEF (Caixa Econômica Federal), Danilo de Castro, os mutuários poderão recorrer às agências caso a prestação ultrapasse o limite previsto nos contratos, que na maioria dos casos é de 30% da renda bruta familiar.
A definição para as regras da casa própria com a implantação da URV foi decidida ontem pela CEF, principal agente financiador do SFH (Sistema Financeiro da Habitação), e deverá servir de base para os demais bancos.
A regra vale para os contratos firmados antes da URV com base na equivalência salarial, em que as prestações são vinculadas à renda dos mutuários.
Riscos
Castro disse que a URV não implicará riscos para o SFH, que foi prejudicado em outros planos devido a perdas salariais. Segundo o presidente da CEF, haverá condições para determinar a evolução salarial da maioria dos mutuários, que pertencem às chamadas "categorias monitoradas". Esse é o caso de funcionários públicos, bancários e metalúrgicos, cujo salário é acompanhado pelos bancos.
Esses mutuários terão na prestação de abril o índice exato correspondente à variação, em cruzeiros, do salário recebido em março em relação ao de fevereiro –independentemente da data do pagamento.
O mecanismo valerá tanto na CEF como nos demais bancos, de acordo com a orientação do Banco Central.
Para as categorias não monitoradas, a CEF vai aplicar a variação da URV de 1º a 30 de março, hoje projetada em 40,12%. Se o índice ficar acima da variação efetiva do salário, para categorias com eventuais perdas salariais, o mutuário deve procurar a CEF para recalcular a prestação.
Os demais bancos ainda aguardam orientação do BC para o cálculo do reajuste de prestações em categorias não monitoradas.

Texto Anterior: Tecelagem "urviza" preços
Próximo Texto: BC vai criar títulos em URV nesta semana
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.