São Paulo, quarta-feira, 9 de março de 1994
Texto Anterior | Índice

Sai esta semana CDB com novo indexador

GUSTAVO PATÚ; IVANIR JOSÉ BORTOT
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O diretor de Assuntos Internacionais do Banco Central, Gustavo Franco, disse ontem que o governo poderá autorizar a criação de produtos bancários vinculados à URV ainda esta semana. Segundo a Folha apurou, a primeira aplicação em URV deverá ser o CDB pós-fixado. Também estão em estudo títulos públicos atrelados ao novo indexador, para dar suporte a transações financeiras, e operações de troca de índices ("swaps").
Segundo Franco, como o setor produtivo estará utilizando em breve duplicatas em URV, os bancos precisarão captar dinheiro do público também nesse indexador, para não haver risco de "descasamento" das operações. As duplicatas hoje são corrigidas pela TR ou pelo IGP-M, e os bancos adotam esses indexadores nos CDBs.
O BC e o Ministério da Fazenda discutem a emissão de uma ou mais modalidades de títulos federais indexados à URV –a exemplo das NTNs (Notas do Tesouro Nacional) existentes hoje, vinculadas à TR, IGP-M e variação cambial. O governo utiliza nos títulos os indexadores mais comuns da economia, para garantir o interesse do sistema financeiro pelos papéis. Por isso, o título em URV é uma consequência natural da disseminação do novo indexador na economia.
A URV também deverá ser incluída entre os indexadores permitidos nas operações de troca de índices feitas pelos bancos, chamadas "swaps". O BC criou essas operações em janeiro último, já prevendo facilitar a disseminação da URV. Hoje, os bancos fazem "swaps" com índices de preços, TR e variação cambial. O "swap" consiste em o banco assumir uma operação do cliente em IGP-M, por exemplo, e fazer uma nova, com o cliente, em um novo indexador, procurando levar vantagem na diferença de variação.(Gustavo Patú e Ivanir José Bortot)

Texto Anterior: Safra Seguradora compra a Adriática
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.