São Paulo, quarta-feira, 9 de março de 1994
Texto Anterior | Índice

Ex-ministro japonês é ameaçado de prisão

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

A promotoria de Tóquio pediu ontem a suspensão da imunidade parlamentar do ex-ministro da Construção Kishiro Nakamura, acusado de corrupção passiva. É a primeira medida contra um político de expressão nacional resultante das investigações sobre o escândalo de corrupção envolvendo empresas de construção civil e políticos.
O ex-ministro teria recebido 10 milhões de ienes (US$ 95 mil) em 1992 do grupo Kajima para impedir uma investigação sobre manipulação de contratos de obras públicas.
Caso seja aprovada a suspensão, Nakamura será o primeiro parlamentar em 27 anos a perder a imunidade parlamentar. O ex-ministro, membro do conservador PLD (Partido Liberal Democrático), agora na oposição, disse estar disposto a ser preso e a rebater as acusações.
Desde o início das investigações, em março de 1993, mais de 30 executivos das seis maiores empresas de construção civil do Japão foram presos juntamente com quatro políticos de expressão regional.

Texto Anterior: 'Eles conheciam o dr. Goldstein', diz general
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.