São Paulo, quinta-feira, 10 de março de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ministro da Cultura visita SP e faz promessas para cinema e teatro

DANIEL PIZA
DA REPORTAGEM LOCAL

O ministro da Cultura, Luiz Roberto Nascimento e Silva, esteve em São Paulo de segunda-feira até ontem para contatos com representantes do setor. De concreto, apenas divulgou algumas medidas a serem tomadas em cinema e teatro.
Anteontem o ministro se encontrou com cineastas e produtores na Cinemateca Brasileira. Sobre a entidade prometeu uma ação "tripartite" –com prefeitura e Estado– para concluir a nova sede (o Matadouro) e para "salvar o estado deplorável" do acervo. O ministério seria responsável pela preservação dos filmes. Nascimento e Silva, no entanto, disse não estar definido quem custeará por exemplo o ar-condicionado, um dos maiores ônus da conservação.
Para os cineastas o ministro anunciou que a "instrumentação jurídica" para implementação da Lei do Audiovisual (de incentivos à produção de filmes brasileiros) está pronta. Disse também que os recursos da extinta Embrafilme, parte dos quais já foi destinada à finalização de 14 filmes, serão dirigidos para a produção de 17 longas-metragens –que serão divulgados no dia 28.
Para a classe teatral o ministro disse que pretende alocar US$ 5 milhões para a produção de 50 peças ainda este ano, emprestando metade e arrecadando a outra junto à iniciativa privada. (Daniel Piza)

Texto Anterior: FILOSOFIA; CINEMA; MODA
Próximo Texto: Ex-VJ americano interpreta 'Tommy'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.