São Paulo, sexta-feira, 11 de março de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EUA condenam estudo com esquizofrênicos

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Cientistas da Universidade da Califórnia em Los Angeles estão realizando experimentos com esquizofrênicos sem os avisarem das consequências dos testes.
Desde 1983, quando a pesquisa começou, um paciente se matou e outro ameaçou matar seus pais.
O Escritório de Proteção contra Riscos de Pesquisa, um órgão do governo dos EUA, disse, segundo o jornal "New York Times", que a universidade poderá ser punida e perder o direito de conduzir experiências científicas com seres humanos.
Os médicos interromperam o tratamento de alguns deles para os testes. O chefe da equipe da universidade, Michael Gitlin, disse que todas as pessoas envolvidas no experimento foram bem informadas sobre os possíveis efeitos dos testes, mas as autoridades do governo concluíram que os formulários passados aos pacientes não eram adequados.
O paciente morto, segundo o relatório feito pelo governo, se matou após tentar, em vão, convencer os médicos a reiniciarem seu tratamento.

Texto Anterior: Geleira do Ártico pode acelerar o efeito estufa, dizem britânicos
Próximo Texto: Tailândia inicia testes com vacina anti-Aids; Geneterapia bloqueia câncer em animais; Cientista cria método novo de aplicar insulina
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.