São Paulo, sexta-feira, 11 de março de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Morre Bukowski, escritor da marginalidade

JOSÉ ROBERTO CAMPOS
DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O escritor norte-americano Charles Bukowski morreu anteontem aos 73 anos, de câncer, na cidade de San Diego (EUA). Autor de mais de 40 livros, Bukowski ficou famoso por descrever uma vida de alcoolismo, vagabundagem e sexo em romances como "Notas de um Velho Safado", "Crônica de um Amor Louco" e "Cartas na Rua" (veja ao lado quais foram publicados no Brasil). Em 1991, escreveu o roteiro do filme "Barfly - Condenados pelo Vício", dirigido por Barbet Schroeder, em que Mickey Rourke representa o próprio escritor.
Bukowski nasceu na Alemanha, em Andernach, e foi para os EUA aos dois anos. Trabalhou como balconista e carteiro, entre outras profissões. Começou a carreira literária como poeta. Fez parte da geração "beatnik", que exaltava a vida desregrada que escritores mais velhos como Dylan Thomas, Henry Miller e William Burroughs tiveram ou tinham. Durante muitos anos, Bukowski teve uma coluna no jornal "Open City" de Los Angeles, um jornal "underground" que dava total liberdade para ele escrever. Esses textos foram reunidos em "Notas de um Velho Safado". Seu primeiro romance é "Cartas na Rua", de 1971.
Como "beat", Bukowski defendia o ato de viajar –com pouco dinheiro– como uma expressão da liberdade. De sua viagem para o sul dos EUA fez "Factotum"; de uma estadia em Nova York, fez "Nova York, 95 cents ao dia". Bukowski se dizia misógino, e as mulheres em seus livros são apenas participantes de atos sexuais. Sobre sua relação com elas escreveu "Mulheres" e um de seus livros mais conhecidos, "Crônica de um Amor Louco", que foi filmado pelo cineasta italiano Marco Ferreri, com Ornella Muti como protagonista. O livro é escrito sem maiúsculas no início dos períodos, o que Bukowski repetiu algumas vezes. Seu estilo é telegráfico, com forte influência do cinema, e propositadamente desordenado.
Em 1990 foi publicado no Brasil seu livro "Hollywood", em que satiriza a vida das estrelas de cinema. Entre os personagens, Jean-Luc Modard era uma caricatura do cineasta francês Jean-Luc Godard, e , do ator Mickey Rourke.
Cinco anos atrás, Bukowski processou um bar holandês que levava seu nome. Em entrevista na mesma época, disse: "10% do que escrevo é eterno, 25% é merda".

Texto Anterior: 'Barfly' retratou vida do escritor
Próximo Texto: Jirinovski recusa um encontro com Nixon; Kozirev critica a 'Parceria' da Otan; Tchecos assinam acordo com a aliança; Espião da Alemanha é preso na Rússia; Cuba e EUA terão linha telefônica; Dono da 'casa dos horrores' é indiciado; Investigação inocenta a polícia britânica; Cúpula das Américas vai ser em Miami; Colômbia faz apreensão recorde; Berlusconi ataca a Mãos Limpas; Rabino Lubavitch em estado crítico
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.