São Paulo, sábado, 12 de março de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Leptospirose mata mais um

DA FT

O Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE) da Secretaria Estadual da Saúde registrou ontem mais uma morte por leptospirose em Sorocaba. Com isso, chega a 19 o total de mortes provocadas pela doença em todo o Estado, 15 delas na Grande São Paulo.
O número de casos suspeitos de leptospirose passou de 179, registrados na quinta-feira, para 185 ontem. A Grande São Paulo conta com 155 casos, 108 deles na capital.
Cerca de 70% dos casos estão concentrados na zona leste, onde já foi confirmada a existência de uma epidemia. Mas o diretor do CVE, Wagner Costa, teme um surto de leptospirose na zona norte depois da enchente de quinta-feira.
Segundo Costa, devido ao tempo de encubação da doença, os primeiros casos devem começar a aparecer na região em um prazo de sete a dez dias. A diretora da divisão de roedores e vetores do Centro de Controle de Zoonoses da prefeitura, Isabel Amparo Moreno, afirma que a única forma de prevenir a doença é evitar o contato com a enchente. "Se for impossível, deve-se tentar se proteger ao máximo, com botas e luvas ou até sacos plásticos", disse.

Texto Anterior: Alagamentos páram marginais
Próximo Texto: Atingidos pela enchete protestam
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.