São Paulo, sábado, 12 de março de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CUT marca data da greve

CRISTIANE PERINI LUCCHESI
DA REPORTAGEM LOCAL

A direção-executiva da Central Única dos Trabalhadores marcou uma data de referência para a greve geral: dia 23 de março. "Não é nada definitivo, mas as quatro centrais (CUT, CGTs e Força Sindical) estão trabalhando com essa data", afirmou Delúbio Soares de Castro, diretor-executivo da CUT.
As centrais sindicais pretendem realizar a greve geral e um protesto, no dia 15 de março, em Brasília, para pressionar o Congresso Nacional a votar projeto sobre salários substitutivo à medida provisória 434, que cria a URV. O projeto foi elaborado pelas centrais sindicais, membros da Comissão de Trabalho da Câmara e Subcomissão de Salários e outros deputados.
O projeto substitutivo prevê: 1) a reposição das perdas calculadas pelo Dieese na conversão em URV; 2) reposição do resíduo inflacionário em URV; 3) gatilho para garantir os salários depois de criada a nova moeda, o real; 4) recuperação do poder de compra do salário mínimo, com aumentos reais e sua vinculação aos reajustes da cesta básica e 5) vinculação dos benefícios da Previdência Social ao salário mínimo.
Segundo Delúbio, os dirigentes das centrais sindicais se reúnem amanhã, em Brasília, com o presidente da Comissão Mista que analisa a MP 434, senador Odacir Soares (PFL-RO), e com o relator, deputado Gonzaga Mota (PMDB-CE). A idéia é discutir a estratégia de votação da MP no Congresso.

Texto Anterior: MP vai incluir aumento de 50% no mínimo
Próximo Texto: Economistas alertam sobre risco de inflação
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.