São Paulo, sábado, 12 de março de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EXPOSIÇÕES MOSTRAM DESENHOS E ESCULTURAS

DANIEL PIZA
DA REPORTAGEM LOCAL

O Brasil dos anos 1810 e 1820 está nas aquarelas de Jean Baptiste Debret (1768-1848). Nessa época, o rei português D. João 6º estava aqui para escapar do imperador francês Napoleão, que queria conquistar a Europa. Curiosamente, D. João 6º convidou uma Missão Francesa a visitar o país, com artistas e artesãos, entre eles Debret.
Já em seu país, em 1834, Debret começou a publicar o livro "Viagem Pitoresca e Histórica ao Brasil". O último volume do livro trouxe reproduções das aquarelas que ele pintou no Brasil. 58 dessas obras estão sendo mostradas pela Casa das Rosas (av. Paulista, 37, tel. 011/251-5271) até o dia 20.
Quem perder a exposição vai deixar de ver não só um bocado da história do país, mas também um conjunto delicioso de cenas em que o Rio de Janeiro parece tão doce quanto nunca. Repare principalmente no humor e nas cores usados por Debret. Vale a pena.

Texto Anterior: OUTRAS NOVIDADES
Próximo Texto: Escultor Brecheret faz cem anos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.