São Paulo, domingo, 13 de março de 1994
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Câmbio recondicionado pode significar conserto econômico

DA REPORTAGEM LOCAL

Estar atento em pequenos problemas que eventualmente aparecem no câmbio e providenciar seu imediato reparo é a melhor maneira de prolongar a vida útil da transmissão do carro. Vazamento de óleo na caixa de câmbio, ruídos ou "roncos" que não costumam acontecer e desengate espontâneo das marchas são sinais de que algo não anda bem.
"A prevenção sempre custa mais barato que o reparo", alerta Guilherme Santilli, proprietário da Câmbio Técnico. Segundo ele, em muitos casos de vazamento de óleo ou ruídos estranhos o conserto é muito simples e barato, como a troca de um retentor de óleo, por exemplo. "Se o carro andar muito tempo com a caixa de câmbio seca, há perigo de perdê-la completamente", afirmou.
Para os serviços prestados, Santilli cobra de mão-de-obra US$ 80, independente da marca do veículo. Em casos de perda total do câmbio, ele oferece o equipamento recondicionado, com garantia de até um ano, por cerca de US$ 40.
"É bom deixar claro que câmbio recondicionado não significa reaproveitamento de peças danificadas, e sim a substituição por novas, sem precisar trocar todo o conjunto. Um câmbio novo é muito caro, geralmente 20% do valor do carro", explica.
Em automóveis com câmbio automático, o cuidado com vazamento e com a troca de óleo deve ser redobrado. Sidnei Roberto Guilherme, proprietário da Hot Câmbio, afirma que grande parte dos proprietários de carros de câmbio automático não tem o hábito de trocar completamente o óleo a cada 40 mil km.
"Óleo para automático precisa ser o APF e não o 90, usado erroneamente por muitos proprietários e até por frentistas", destacou Guilherme. Consertos na Hot Câmbio saem por US$ 150, fora as peças de reposição. Um câmbio automático recondicionado custa entre US$ 1,5 mil e US$ 2.000 mil, com um ano de garantia. Para um câmbio novo, o preço gira em torno de US$ 3.000 a US$ 4.000.
A Câmbio Brás também trabalha com equipamento recondicionado. O mais barato é o do Chevette quatro marchas, que custa US$ 121. Do Santana, um dos mais caros, sai por US$ 335.

ONDE ENCONTRAR
Hot Câmbio - av. professora Ida Colbe, 298, tel. (011) 858-2885; Câmbio Técnico - rua Margarida, 153, tel. (011) 826-2444; Câmbio Brás - av. Renata, 392, tel. (011) 916-4346.

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