São Paulo, segunda-feira, 14 de março de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Psicóloga vê dificuldades da mãe que trabalha

FERNANDO ROSSETTI
DA REPORTAGEM LOCAL

A aparente emancipação das mulheres que além de ter filhos trabalham não se revela sempre verdadeira. "Essas mulheres muitas vezes se sentem sobrecarregadas e não conseguem transformar nem a atividade profissional nem a maternidade em experiências mais prazerosas e tranquilas", afirma Sylvia Mello Silva Baptista, que defendeu tese de mestrado sobre o tema na PUC–SP.
Em sua pesquisa, Sylvia usou como referencial teórico o trabalho de Carl Gustav Jung (1875-1961). "O masculino e o feminino em Jung são qualidades que estão presentes em homens e mulheres", diz. Na tese, o trabalho profissional é associado à polaridade masculina e a maternidade, à feminina. Para Sylvia, o ideal seria encontrar um equilíbrio entre as polaridades.
A partir de entrevistas com mulhers de classe média-alta, Sylvia delineou as formas principais de associar maternidade e trabalho: há mulheres que se dedicam quase que exclusivamente à vida profissional; há mulheres que se encontram extremamente divididas entre esses dois pólos e os vivem com muita confusão e angústia; há algumas que cumprem os papéis –de mãe, profissional, esposa, dona-de-casa–, administrando todas essas situações sem muito questionamento; e há ainda as que associam maternidade e profissão e tiram disso grande prazer.
"O que parece é que a mulher está um pouco sem saber o que é ser mulher. Ela tem tarefas –como mãe, alimenta, leva e traz os filhos; como profissional, é eficiente– mas não tem tempo para questionar o que quer tirar para ela do trabalho ou de ser mãe", diz.
Para Sylvia –que tem dois filhos e trabalha com psicologia clínica–, a situação de ser mãe e ao mesmo tempo trabalhar, por colocar em questão o pólo masculino e o feminino, oferece uma boa oportunidade para a mulher desenvolver, de forma consciente, uma relação mais prazerosa e saudável com aquilo que ela faz.

Texto Anterior: Engenheiro percebeu médico serrar sua perna
Próximo Texto: WALTER CENEVIVA
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.