São Paulo, segunda-feira, 14 de março de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Nasce o 1º lagarto-teiu reproduzido no zoológico

DA REPORTAGEM LOCAL

Nasce o 1.º lagarto-teiu reproduzido no zoológico
O Zoológico de São Paulo reproduziu em cativeiro pela primeira vez o lagarto Tupinambis teguixim, conhecido como lagarto-teiu. O filhote é o único sobrevivente dos 12 ovos postos pela fêmea. Os outros foram quebrados e comidos por outros lagartos do zôo. O ovo foi incubado artificialmente a 30ºC, durante 70 dias.
O lagarto-teiu não está ameaçado de extinção, mas é muito caçado, principalmente no Nordeste onde serve de alimento. Segundo a bióloga do zoológico, Patrícia Gualberto Duarte, 25, há interessados em criar o lagarto para abate. Segundo ela, a carne é rica em proteínas e a pele do réptil também pode ser usada comercialmente.
O filhote tem 15 centímetros e só vai para a exposição daqui a um mês. Ele está sendo alimentado com carne picada, frutas, grilos e larvas de besouro. O biológo Flávio Molina diz que é importante dominar a reprodução desse tipo de lagarto para aplicar os conhecimentos na reprodução de espécies mais raras mantidas no zôo.
O zoológico tem vários lagartos adultos em exposição. Segundo Patrícia, há animais inclusive na mata do parque. O zôo está aberto para visitas todos os dias, entre 9h e 17h. O ingresso custa CR$ 1.000,00. Crianças menores de 11 anos não pagam.
Zoológico de São Paulo - av. Miguel Estéfano, 4241. Telefone: 276-0811.

Texto Anterior: Shopping sorteia ovos de Páscoa e dá coelhos vivos
Próximo Texto: Leitor aguarda Sabesp há cinco meses
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.