São Paulo, segunda-feira, 14 de março de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Acusação de plágio gera uma polêmica

A Trix investe contra a W/Brasil

NELSON BLECHER
DA REPORTAGEM LOCAL

Em provocativo anúncio inserido semana passada na publicação "About", especializada em publicidade, a Trix, uma pequena agência paulistana, acusa a concorrente W/Brasil, de ter plagiado em peças de mídia impressa criadas para o guaraná Antarctica uma campanha anteriormente veiculada para o anunciante TDB, do setor de moda.
"Esta campanha agradou mais que guaraná em festa de criança. E agradou tanto que a W/Brasil resolveu fazer uma igualzinha", inicia o anúncio, ao informar que as peças de sua campanha foram veiculadas em revistas, a partir de agosto de 1993. A campanha do guaraná Antarctica, segundo a W/Brasil, começou a ser veiculada três meses depois, em novembro.
Uma comparação entre peças das duas campanhas evidencia semelhanças visuais de cenário (praia), de "layout" e expressões culinárias que, associadas às fotos de jovens bonitas, conferem duplo sentido aos anúncios: "carne de sol" e "filé à dorê" titulam os anúncios da Trix. "Bife à milanesa com guaraná" e "pimentão com guaraná" aparecem nos anúncios da W/Brasil.
Ricardo Freire, um dos criadores da campanha do guaraná, refuta a acusação de plágio formulada com ironia pela Trix ("deve ser apenas um caso de falta de lembrança", diz o anúncio).
Segundo o publicitário, o recurso do duplo sentido "já foi usado umas 500 vezes" e está integrado na cultura publicitária há duas décadas, desde que um anúncio do fio lycra utilizou a expressão "bife à milanesa". Por esse raciocínio, a Trix, segundo ele, poderia ser também acusada de plágio.
"Apenas reciclamos esse artifício", afirma ele. "O pulo do gato de nossa campanha não está em transformar pela enésima vez meninas apetitosas em comida –mas em mostrar que gente jovem é o acompanhamento perfeito para o guaraná Antarctica. Com isso, demos uma virada na primeira fase da campanha, aquela que mostrava pizza e feijoada".
A versão da W/Brasil será difundida ao mercado através de texto escrito por Freire.(NB)

Texto Anterior: Perdigão muda linha de campanhas
Próximo Texto: Coisas de americano
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.