São Paulo, segunda-feira, 14 de março de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Viola do vôlei

CIDA SANTOS

O vôlei entrou na bossa de Viola, que trouxe mais alegria para os campos de futebol com seus trenzinhos, porquinhos e outras tantas maneiras de comemorar os gols. Veja os jogos das finais. De um lado, o time do Nossa Caixa/Suzano comemora cada ponto ou vantagem com os reservas fazendo cirandas. Do lado do Palmeiras, o atacante Gílson criou o estilo "peitada". Depois de cada boa jogada do seu time, ele distribui "peitadas" para os seus companheiros de quadra.
Aficionado por basquete da NBA, Gílson trouxe para as quadras de vôlei o jeito dos jogadores norte-americanos comemorarem as cestas. No início, ele brincava com os juvenis do Palmeiras. Passava pelos mais magrinhos e distribuía "peitadas". Depois resolveu levar o estilo para o time adulto. Hoje não consegue fazer uma boa jogada sem depois dar umas vibrantes "peitadas" nos colegas.
Coreografias à parte, o que mais impressiona nessas finais é o rígido esquema de concentração e treinos do time de Suzano. Sábado à noite, depois da vitória por 3 sets a 0 sobre o Palmeiras, os jogadores foram direto para o hotel, onde já estão concentrados há 36 dias. Sabe lá o que é ficar concentrado 36 dias? O técnico Ricardo Navajas diz que é para afastar o "mormaço". É isso aí. Navajas até criou um novo estilo para a palavra mormaço para justificar tanto tempo de recolhimento. Mormaço para ele é toda aquela conversa que tira a concentração dos atletas dos jogos decisivos como assédio de dirigentes com propostas de outros clubes, problemas familiares e coisas do gênero. os treinos do time também são fechados.
Protegida do "mormaço", a equipe vai ficar concentrada até o último jogo das finais. Experimente questionar essa "linha dura" com o técnico Ricardo Navajas. Ele tem um argumento imbatível: com esse sistema o Suzano, um time com poucas estrelas, conquistou os dois últimos campeonatos estaduais e luta pelo bicampeonato brasileiro. E em esporte –com participação cada vez maior de empresas que querem seus times campeões para terem retorno de marketing– parece que o que importa cada vez mais é apenas vencer. E nisso o Suzano tem sido eficiente. Esta semana tem mais dois jogos. Eles vão ser em Suzano. Será que a "linha dura" vai vencer mais uma vez? Não perca a próxima partida na sexta-feira.

Texto Anterior: CAMPEONATOS EUROPEUS
Próximo Texto: Ézio marca 3 na goleada do Flu sobre o Fla no Rio
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.