São Paulo, terça-feira, 15 de março de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

'Contras' querem comissões

LUCIO VAZ
GUTEMBERG SOUZA

LUCIO VAZ; GUTEMBERG SOUZA
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Os líderes partidários vão discutir hoje, cinco meses após a instalação do Congresso revisor, a criação de comissões temáticas para debater os temas da ordem econômica, como monopólios, exploração do subsolo e definição de empresa nacional. A proposta foi apresentada pelos "contras" (partidos de esquerda que se opõem à revisão constitucional).
O relator da revisão, deputado Nelson Jobim (PMDB-RS), disse ontem que pode esperar pelas conclusões das comissões para apresentar os seus pareceres, mas acrescentou que dificilmente surgirá o consenso deste debate público. Na sua opinião, o debate nas comissões apenas servirá para cristalizar as posições divergentes, que são antagônicas: "O resultado deste debate é previsível", comentou.
O entendimento entre os grandes partidos e a esquerda também será dificultado pela resistência do PMDB, do PFL e do PPR em aceitar a alteração do regimento interno, proposta feita pelos "contras". A esquerda pretendia viabilizar a apreciação de propostas dos pequenos partidos. "Não se pode negar à maioria o direito de decidir. A esquerda quer é obstruir, apresentando 500 emendas em cada matéria", afirma o líder do PMDB na Câmara, Tarcísio Delgado (MG).
Jobim tem uma proposta que pode agradar à esquerda. Ele sugere que, além do seu parecer, seja permitida também a apreciação de pelo menos uma proposta de interesse da minoria. Pelo regimento interno, todas as emendas da esquerda tem sido rejeitadas em globo. O líder do PMDB não concorda com alterações no regimento. "Se a esquerda tiver voto, a esquerda derruba o requerimento que determina a rejeição das emendas em globo", argumenta. O líder do PDT na Câmara, Luiz Salomão (RJ), afirma que só discutirá a ordem econômica se houver alteração no regimento da revisão.

Texto Anterior: Militares temem a queda dos monopólios do Estado
Próximo Texto: Lima Netto propõe modelo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.