São Paulo, terça-feira, 15 de março de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Estresse afeta 68% dos servidores públicos, diz pesquisa da Unesp

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Atualmente, uma das principais causas de doenças em trabalhadores é o estresse. Uma pesquisa realizada pela Unesp (Universidade do Estado de São Paulo) revelou que 68% dos servidores públicos e federais sofrem de dor de cabeça, esgotamento nervoso e hipertensão arterial devido às precárias condições de trabalho que enfrentam.
Nos últimos dez anos, os problemas de saúde dos trabalhadores mudaram radicalmente. Os acidentes de trabalho deram lugar aos "males psicológicos" e à "tensão irreversível". Segundo o professor José Luiz Riani, da Unesp, "existe hoje um novo tipo de doença: a neurose trabalhista."
Riani explica que, com a informatização e a substituição do trabalho humano por máquinas, a tendência do trabalhador é querer segurar seu emprego a qualquer custo. "Passando por cima de sua saúde e de si mesmo", afirma.
Esse é um dos problemas que estão sendo discutidos na 2ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador, em Brasília. Até amanhã, especialistas de todas as áreas da medicina estarão debatendo questões para formar uma nova política de saúde do trabalhador. Ao final do encontro, o grupo pretende levar uma proposta de atendimento médico aos ministros da Saúde, Henrique Santillo, e do Trabalho, Walter Barelli.

Texto Anterior: São Paulo cassa 13 mil carteiras de motorista
Próximo Texto: Instituto inaugura disque-drogas eletrônico
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.