São Paulo, sexta-feira, 18 de março de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Antonio Callado vence disputa e passa a ser o novo imortal da ABL

PLÍNIO FRAGA
DA SUCURSAL DO RIO

Com 37 votos dos 38 possíveis, o escritor e colunista da Folha, Antonio Callado, 77, foi eleito ontem à tarde membro da Academia Brasileira de Letras (ABL). A eleição durou 15 minutos e contou com a presença de 24 acadêmicos –14 outros votaram por carta.
A eleição foi a primeira presidida por Josué Montello que sucedeu a Austregésilo de Athayde, ex-ocupante da cadeira disputada por Callado. "Fiquei absolutamente comovido e entusiasmado, apesar de saber que era um resultado previsível", afirmou Callado na sede da editora Nova Fronteira, em Botafogo, onde recebeu os cumprimentos dos novos companheiros.
"Há muito tempo que não se registra uma eleição por quase unanimidade. Representa uma consagração para o eleito e para a academia", disse Josué Montello. "Temos mais uma forte razão para vir à academia", declarou Lígia Fagundes Telles.
"É uma pena que tenha sido eleito no mesmo dia em que sai a notícia que os deputados aumentaram seus próprios salários. Foi a má surpresa que tive", disse Callado.
Callado vai assumir a cadeira número oito, cujo patrono é o poeta Cláudio Manuel da Costa (1729-1789). O único voto que não foi de Callado destinou-se a Napoleão Maia, que publicou apenas dois livros até hoje. Os outros três concorrentes –Jeff Thomas, Gilson de Freitas e Gebardo Santos– não foram votados.
A posse de Callado deve ocorrer em 60 dias. O escritor João Ubaldo Ribeiro veste o fardão antes, em data ainda a ser marcada.

Texto Anterior: Falta de quórum encerra sessão da revisão
Próximo Texto: Receita reconhece que forneceu dados errados à CPI do Orçamento
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.