São Paulo, sexta-feira, 18 de março de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Polícia prende 4 sequestradores de cardeal

PAULO MOTA
DA AGÊNCIA FOLHA, EM QUIXADÁ

Quatro dos 12 detentos que mantiveram o cardeal arcebispo de Fortaleza, d. Aloísio Lorscheider, como refém por 18 horas, foram presos ontem na região de Ibaretama (135 km ao sul de Fortaleza). Luciano Henrique de Souza, 20, e José Roberto Gomes, 21, foram encontrados pela polícia de madrugada. Enilson Martins da Silva e Josimar Pereira de Andrade foram detidos por volta das 17h, em Serra Azul, com uma metralhadora e dois revólveres.
Segundo a polícia, os dois primeiros não reagiram à prisão e estavam armados com facas quando foram detidos. Eles haviam fugido na segunda-feira do Instituto Penal Paulo Sarasate, em Eusébio (28 km ao sul de Fortaleza), levando d. Aloísio e mais 11 reféns.
Segundo o comandante da operação policial de busca aos fugitivos, coronel Nilson Evangelista, Souza e Gomes fazem parte do grupo de sete fugitivos considerados "subalternos", que não tiveram acesso às armas cedidas na negociação da fuga. "As duas metralhadoras, dois fuzis e cinco revólveres estão com os presos que foram os líderes da ação."
Segundo o coronel, os cinco "líderes" dispersaram o restante do grupo no início da noite de anteontem e são orientados por Robertinho, que nasceu e se criou na fazenda Arisco, situada no pé da Serra Azul. Evangelista disse que por volta da 13h de ontem eles estiveram numa casa na área mais elevada da Serra Azul, onde beberam água, fugindo imediatamente. No final da tarde, dois deles foram detidos. Foram levados para Quixadá, onde, até as 19h, prestavam depoimento. Cinquenta policiais estão na área procurando pistas dos ainda fugitivos.
Gomes foi preso por volta das 5h de ontem, quando bebia água numa cacimba, na fazenda Carnaúbinha (a 5 km de Ibaretama). Souza estava dormindo no mato a cerca de um quilômetro da CE-043, na altura da localidade de Triunfo, entre Ibaretama e Ocara, quando foi surpreendido pela polícia, por volta das 6h.
Segundo Evangelista, 346 homens da PM e 36 da Polícia Civil estão trabalhando na operação de buscas aos fugitivos. Papa
O papa João Paulo 2º enviou ontem um telegrama de felicitações a dom Aloísio Lorscheider pela conclusão do sequestro.

Texto Anterior: Brasil ajuda países a fazer cocaína, diz ONU
Próximo Texto: Preso diz que nada foi planejado
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.