São Paulo, sexta-feira, 18 de março de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ibirapuera é reformado e pode ganhar 'rua' 24 horas

PATRICIA DECIA
DA REPORTAGEM LOCAL

O parque Ibirapuera pode abrigar a primeira "rua" 24 horas.de São Paulo.O "centro de serviços" deverá ter bancas de jornal, frutarias, lojas de conveniência, casas de chá e restaurantes, entre outros, e ficará no galpão da antiga serraria, ao lado de uma figueira centenária tombada pelo patrimônio histórico. O galpão, de cerca de 15 metros, era usado como estacionamento da prefeitura. O galpão fica em um lugar pouco frequentado do parque, no canto oposto ao lago. A entrada, independente do parque e exclusiva para pedestres, será pelo portão 7B, na avenida República do Líbano.
O secretario municipal do Verde e Meio Ambiente, Werner Zulauf, afirma que a rua 24 horas deverá estar funcionando em 95. Segundo ele, a idéia inicial era construir uma estufa no galpão. "Além do alto custo, a área não seria eficiente", afirma. Para a implantação do centro de serviços será preciso fazer um projeto detalhado e uma licitação para a exploração comercial da área.
A reforma do galpão faz parte do projeto "Mais Ibirapuera Pra Você" feito pelo paisagista Burle Marx e coordenado pela Fundação Roberto Marinho. O patrocínio –US$ 3 milhões– é do Banco Real. Ao redor do galpão foram construídos um jardim e uma lagoa. A inauguração oficial da área reformada acontece na próxima quinta-feira.
Outras novidades
O projeto Mais Ibirapuera para Você também é responsável pela recuperação do Viveiro Manequinho Lopes e pela implantação do Jardim das Esculturas, do Bosque da Leitura, da Praça de Jogos e da Pista de Cooper. O parque deve também ganhar novas placas de sinalização na semana que vem. O Viveiro Manequinho Lopes ocupa junto com o galpão e o Bosque da Leitura 50 mil m2. O viveiro foi construído na década de 30 e começou a ser recuperado em janeiro de 93. Seis das dez estufas que existem no local foram reformadas. O número de espécies cultivadas –excluindo a vegetação natural do parque– aumentou de 70 para 140 no período. O viveiro é aberto ao público e oferece visitas monitoradas para grupos de no máximo 40 pessoas.
O Bosque da Leitura, inaugurado em dezembro de 93, funciona apenas aos domingos. Além dos 1.500 títulos, a biblioteca oferece 50 cadeiras de praia. Domingo, 700 pessoas estiveram no bosque.
Mas o espaço mais frequentado no parque é a pista de cooper, com 1,2 km de extensão. A pista é toda forrada com pedrisco e a cada 100 m há tabelas orientando o batimento cardíaco máximo para cada faixa etária.
O Jardim das Esculturas expõe ao ar livre e em caráter permanente 25 obras do acervo do MAM (Museu de Arte Moderna). A Praça de Jogos é dirigida a idosos e crianças e tem tabuleiros de xadrez, mesas para jogos de carta e quadras de amarelinha e peteca.

Texto Anterior: 22 PMs gaúchos são presos por protestar; Pai usa filho para transportar coca; Brasileiro leva droga em ovos de Páscoa; Teste de DNA pode inocentar policial; Entidade portesta contra Itamar Franco; STF ouve suspeito de pertencer à Yakuza
Próximo Texto: Prefeitura quer fazer mais três ciclovias
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.