São Paulo, sábado, 19 de março de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

GIRAFA, ELEFANTE E AVESTRUZ PREFEREM OS CAMPOS

Florestas são grandes pedaços de terra cobertos com muitas árvores, plantas e flores. Também são habitadas por aves, insetos e outros bichos. Antigamente, as florestas cobriam mais da metade do planeta. Hoje, ocupam cerca de 30% da Terra. Isso significa que, dividindo o planeta em dez partes, as florestas vão estar em apenas três pedaços.
O clima, o tipo de terra (solo) e a água fazem com que a vegetação seja diferente em várias partes do mundo. Essas características dizem quais os animais e as plantas que vão "morar" em uma determinado lugar.
É por isso que nas florestas brasileiras não existem leões, girafas ou hipopótamos. Esses bichos vivem principalmente na África.
Eles são animais do campo. Nos campos, as terras são planas (com poucas montanhas) e cobertas com plantas rasteiras (árvores baixinhas, arbustos e vários tipos de grama). Esse tipo de vegetação quase não existe no Brasil.
Muitos dos maiores (como o elefante) e dos mais rápidos (como o avestruz) animais do mundo vivem nos campos. A África é o continente onde mora o maior número de espécies de animais do campo.

Texto Anterior: INVENTE SUA ARCA DE NOÉ COM OS QUADROS DO MASP
Próximo Texto: MENINA PASSEIA PELO JARDIM DO PINTOR MONET
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.