São Paulo, domingo, 20 de março de 1994
Próximo Texto | Índice

Itamar criticou aumento salarial que ameaça plano

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A decisão dos poderes Legislativo e Judiciário de converterem seus salários em URV (Unidade Real de Valor) pelo dia do pagamento e não pelo último dia do mês, como determinou o governo, gerou uma crise com o Executivo. A crise foi agravada por outra decisão da Câmara dos Deputados, que derrubou veto do presidente Itamar Franco e aumentou em 23,66% os salários dos deputados. As duas decisões ferem as orientações do plano econômico de FHC.
O governo ainda não calculou qual o custo do aumento para os deputados, mas a mudança no critério de conversão vai elevar em US$ 270 milhões as despesas com pessoal este ano. Isso resultou num aumento médio de 10% para os servidores dos dois poderes.
Pressionado pelos ministros militares, Itamar convocou reunião interministerial na noite da sexta-feira. Para Itamar, as decisões "comprometem a credibilidade das instituições".

Próximo Texto: Acordo difícil
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.