São Paulo, domingo, 20 de março de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Exilados paulistas mantêm suas manias em pleno calor carioca

MARCELO DE SOUZA
ENVIADO ESPECIAL AO RIO

Eles quase nunca vão à praia, passam mal com o calor, morrem de saudade de comer uma bela pizza e não vêem a hora de voltar para São Paulo. Os atores paulistas que se mudaram para o Rio para fazer novela na Globo formam uma curiosa tribo no meio da juventude local.
Gisela Reimann, a Alice de "Sonho Meu", é a que mais sofre. Diz que tem frequentes crises de choro, odeia ir à praia, odeia o sol e odeia o calor. Com sua pele clara, Gisela só se arrisca a fazer programas noturnos típicos de uma paulistana: vai ao teatro, ao cinema e a restaurantes. De preferência, japoneses.
Aliás, os poucos restaurantes japoneses da cidade se transformaram em ponto frequente de atores nostálgicos das cantinas do bairro paulistano do Bexiga. Nove entre dez deles prestigiam os sushis e sashimis do Rio.
Alguns ainda batem o pé e tentam achar alguma outra opção. Norton Nascimento, o Wotan de "Fera Ferida", não perdeu as esperanças e diz que costuma sair à caça de uma pizzaria "decente". Segundo diz, ainda não foi feliz na empreitada.
"Não existem pizzas boas por aqui. Acho que com o calor a massa deteriora mais rápido", teoriza. "E que idéia mais estranha é essa de comer pizza com catchup e mostarda?", pergunta o ator, incrédulo com o hábito dos cariocas.
Outra mania carioca que intriga os atores paulistas é o bordão "a gente se encontra na praia". Ninguém diz em qual praia, em que dia e muito menos a que horas. Iara Jamra, a "jornalista e mulher" de "Olho no Olho", diz que isso faz com que as pessoas se encontrem menos. Iara, no entanto –que já é mais escolada de Rio, onde tem vários amigos–, já se acostumou com isso. Marcar dia e hora só quando está em sua casa, em São Paulo.
Um dos programas favoritos de Iara é comprar bugigangas e lembrancinhas para presentear os amigos paulistas. Sua ligação com eles não sofreu grandes abalos, mesmo com a distância. "Minha conta telefônica é assustadora."
Nico Puig, o Fred de "Olho no Olho", não costuma ferver muito no Rio. Pelo menos, não no sentido que a palavra tem em São Paulo –sair à noite para dançar. Ele prefere cultivar outro velho hábito paulista: receber os amigos em casa. A sua, em Itanhangá (zona sul), tem até cavalos.
Puig diz que, quando sai de casa, é para fazer programas diurnos. "Não existem muitas opções de lazer à noite. Tive que me adaptar." Ele gosta de ir a cafés e visitar construções antigas da décadas de 20, em Santa Tereza (zona central).
"Mas o que eu mais estranho é ver essa paisagem maravilhosa do Rio a caminho do trabalho", diz ele. Puig nasceu no Rio, mas se mudou para São Paulo aos sete anos. "O Rio para mim é sinônimo de férias", diz, com sotaque inegavelmente tano.
Rubens Caribé, o Guilherme de "Fera Ferida", também não se conforma em ter que trabalhar depois de se deparar com a beleza das praias. Não que ele goste de frequentá-las. Radicalmente averso ao sol, Caribé gosta mesmo é de sair à noite, normalmente para ir ao teatro e "jantar no japonês". Nas poucas vezes que sai durante o dia, usa protetor solar fator 50 no rosto.
Alessandra Negrini, que interpreta Clara em "Olho no Olho", diz que o que mais gosta no Rio é o contato frequente com a natureza. Vive com saudade de casa e passa seu tempo indo a cachoeiras e andando na praia, "quando não tem sol".
Outra que só vai à praia em condições climáticas que apavorariam qualquer carioca é Patrícia de Sabrit, que faz a Cacau de "Olho no Olho". Prefere sair à noite, indo a restaurantes ou ao cinema, algumas vezes acompanhada pelo amigo Felipe Folgosi, seu companheiro de novela, também paulistano.
Mesmo reclamando do Rio, no entanto, os atores paulistas são unânimes em exaltar as belezas naturais da cidade. Ir para casa ou para o trabalho é, segundo eles, um agradável passeio turístico. Mesmo que, em alguns momentos, se desesperem ao perceber que estão perdidos no meio de uma rua do Leblon.

Texto Anterior: SBT inaugura estúdios reformados
Próximo Texto: Volta o campeonato japonês; 'Clássicos MTV' tem especial Buddy Guy; SBT transmite entrega do Oscar ao vivo; 'Manifesto' mostra novíssimos do rock; Ética e política em discussão; Amistoso entre Brasil e Argentin
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.