São Paulo, segunda-feira, 21 de março de 1994
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Cratera 'ofusca' túnel do Pinheiros

DANIEL CASTRO
DA REPORTAGEM LOCAL

A cratera da avenida Juscelino Kubitschek vai anular parte do tempo que o motorista ganhará com o túnel sob o rio Pinheiros. O túnel que, segundo a prefeitura, custou US$ 120 milhões, tem inauguração prevista para o próximo dia 31.
"Todo o tráfego do túnel vai desaguar em uma avenida semaforizada e interditada, a Juscelino Kubitschek. Isso vai reduzir a potencialidade de uso da obra", afirma o engenheiro Elmir Germani, consultor de trânsito e diretor da empresa TTC Engenharia de Tráfego e Transportes.
Para o túnel ter maior aproveitamento, o projeto prevê uma passagem subterrânea sob a avenida Santo Amaro ligando as avenidas Juscelino Kubitschek e Antonio Joaquim de Moura Andrade. Essa obra foi retardada pelo surgimento de uma cratera nesta última avenida no final do ano passado. O buraco ressurgiu com as chuvas de janeiro. A data prevista para o término das obras é novembro.
Com a interdição da avenida Antonio Joaquim de Moura Andrade, o motorista que usar o túnel vai encontrar congestionamentos para chegar às avenidas Santo Amaro e Brigadeiro Luis Antônio. O mesmo problema ocorre no sentido inverso, do Ibirapuera para a Cidade Universitária, devido aos desvios de acesso à Juscelino Kubitschek (veja mapa).
Os técnicos da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) afirmam que, com a inauguração do túnel, o tráfego vai melhorar no Itaim-Bibi e na Vila Olímpia. Os maiores beneficiados, entretanto, serão os usuários da ponte Cidade Jardim. Quem vai do Morumbi ao Itaim, e vice-versa, agora vai deixar de usar a ponte. O tráfego das ruas Brigadeiro Haroldo Veloso e Leopoldo Couto Magalhães também migrará para o túnel.
O diretor de operações da CET, Nelson Maluf, acredita que mesmo com a interdição na avenida Juscelino Kubitschek, o túnel vai melhorar o trânsito também na marginal Pinheiros, no acesso à ponte Cidade Jardim, e nas pontes Ary Torres e Eusébio Matoso. Segundo ele, o tempo do trajeto entre o Ibirapuera e a Cidade Universitária vai ser reduzido em 70%. Ou seja, se hoje se gasta 40 minutos, esse tempo vai cair para 12 minutos. O túnel tem capacidade de tráfego de 3.000 carros por hora.
A obra que será inaugurada é o chamado túnel norte –o projeto do túnel sul ainda não está definido. Como os 880 metros do túnel só têm duas faixas, de manhã o fluxo de trânsito terá o sentido Morumbi-Ibirapuera e à tarde, o sentido oposto.
Os especialistas em trânsito questionam o custo do túnel. Os US$ 120 milhões investidos na obra seriam suficientes para construir seis pontes iguais à nova Eusébio Matoso, sem contar os gastos com desapropriações. "É preciso saber se os benefícios do túnel justificam seus custos", afirma Elmir Germani. (Daniel Castro)

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