São Paulo, segunda-feira, 21 de março de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Exposição contrapõe Giorgi e Brecheret

DANIEL PIZA
DA REPORTAGEM LOCAL

Título: Bruno Giorgi/Victor Brecheret
Onde: Skultura Galeria de Arte (al. Lorena, 1593, tel. 011/280-5911, Jardins, zona sul de São Paulo)
Quando: abertura amanhã, às 19h; até 9 de abril
Vistação: de segunda a sexta, das 9h às 17h; sábados, das 9h às 13h

A galeria Skultura oferece a partir de amanhã oportunidade rara: comparar, ainda que incompletamente, Bruno Giorgi e Victor Brecheret. E, para quem pode, adquirir estatuetas de ambos. São 20 de Brecheret e 40 de Giorgi em exposição. Uma jóia como "Dançarina", bronze dourado de Brecheret, em que a figura parece se torcer para trás e se sustentar em êxtase, não mede mais que um palmo e custa US$ 18 mil.
Bruno Giorgi (1905-1993) e Victor Brecheret (1894-1955) têm bastante em comum. Nasceram no Brasil, mas, jovens, estudaram e iniciaram carreira em Roma (Itália). Começaram com um figurativismo clássico, depois se engajaram no modernismo e enfim se ensaiaram na abstração. Eram em especial mestres na representação das formas femininas. Fizeram alguns dos poucos monumentos públicos de que se pode ter orgulho nas cidades brasileiras. E, claro, são os dois principais escultores brasileiros do século 20.
A exposição da Skultura tem mais peças de Giorgi, mas Brecheret é melhor representado. De Giorgi há exemplares dos anos 40 aos 70; de Brecheret, há um pouco de cada fase, das décadas de 20 a 50. Há, por exemplo, os "Dois Torsos", da década de 30, que Brecheret fez em cimento. Uma de suas charmosas "Maternidades Indígenas" (déc. 40), um dos "Bois" e uma das "Pietás" (déc. 50) também qualificam a exposição. No vácuo cultural em que vivemos, mais essa lembrança do centenário de Brecheret obviamente deve ser saudada.
Comparado a Brecheret, Giorgi é escultor de segundo time. Há quem discorde –o presidente de honra do Masp, Pietro Maria Bardi, por exemplo. A exposição na Skultura, no entanto, é prova dos nove de que a inventividade e variedade em Brecheret são consideravelmente maiores.

Texto Anterior: Noite vai ter Young e Springsteen ao vivo
Próximo Texto: Ladrões levam US$ 500 mil em obras de museu grego
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.